Comportamento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3954 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Disciplina: Comportamento Organizacional
Fevereiro/2012


1. FUNDAMENTOS E PANORAMA HISTÓRICO DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

O Comportamento Organizacional (CO) como campo especializado de estudo e pesquisa, surgiu de forma mais efetiva a partir do Século XX. Este campo de estudo está relacionado com as ações das pessoas nas organizações e de como este comportamento afeta odesempenho das empresas. Portanto, o CO corresponde ao lado humano da administração.
Comportamento Organizacional está voltado a prever, explicar, compreender e modificar o comportamento humano no contexto das empresas. Ele investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações, com o propósito de utilizar este conhecimento para melhorar aeficácia organizacional.
A análise do CO inclui tópicos como motivação, poder e liderança, comunicação interpessoal, estrutura e processos de grupos, aprendizado e desenvolvimento de atitudes e percepção, processos de mudanças, conflitos, planejamento do trabalho e estresse no trabalho.
As organizações são entidades vivas e sociais, pois são constituídas de pessoas. O CO, portanto,ajuda as pessoas e as organizações a se entenderem melhor.
O CO é fundamental para os administradores que dirigem organizações, assim como é indispensável para toda e qualquer pessoa que pretenda ser bem-sucedida na sua atividade com as organizações, seja dentro ou fora delas. Através do CO é possível ter um retrato do comportamento humano nas organizações.


1.1 Histórico doComportamento Organizacional
O CO tem suas origens no final dos anos 40, quando os pesquisadores da área de Psicologia, Sociologia, Ciência Política e de outras Ciências Sociais procuravam desenvolver uma estrutura unificada das pesquisas organizacionais.
A Teoria das Relações Humanas nasceu da necessidade de corrigir a tendência à desumanização do trabalho, iniciada com a RevoluçãoIndustrial. Os estudiosos da Teoria das Relações Humanas observaram a necessidade de humanizar e democratizar a Administração, libertando-a dos conceitos rígidos e mecanicistas da Teoria Clássica (conhecida através das Teorias desenvolvidas por Frederick Taylor, Henri Fayol e Max Weber).
A Era das Relações Humanas tem como seu principal pesquisador, o psicólogo Elton Mayo. O marco histórico destaEra ocorre entre os anos de 1924 e 1932, com os estudos de Hawtorne, na Western Eletric Company, na cidade de Cicero, estado de Illions, EUA.
Os resultados dos estudos de Hawtorne ampliaram o interesse dos pesquisadores em aprofundar os estudos nos aspectos psicológicos no comportamento do trabalho, com destaque para as pesquisas sobre motivação no trabalho. As Teorias mais famosas foramdesenvolvidas por Abraham Maslow, Douglas McGregor e Frederick Herzberg.
Os estudos atuais de CO, iniciado ainda na década de 70, estão focados no Clima e na Cultura organizacional.




1.2 Disciplinas que contribuem para o estudo do Comportamento Organizacional
Psicologia – Ciência que busca medir, explicar e algumas vezes, modificar o comportamento dos seres humanos. Está focadano indivíduo.

Sociologia – Estuda o sistema social no qual os indivíduos desempenham seus papéis. O foco está nas relações entre as pessoas.

Psicologia Social – Seu foco está na influência de um indivíduo sobre o outro (dinâmica dos grupos, interação). Ela mistura conceitos da Psicologia e da Sociologia.

Antropologia – É o estudo das sociedades para compreender os seres humanos e suasatividades. Estuda as culturas e os ambientes.

Ciências Políticas – Estudam o comportamento dos indivíduos e dos grupos dentro de um ambiente político. Alguns tópicos específicos dessa área são a estruturação de conflitos, alocação de poder e como as pessoas manipulam o poder para o atendimento de seus próprios interesses.


1.3 Estrutura para estudar o Comportamento Organizacional...
tracking img