Natureza e metodo das ciencias economicas: conceitos fundamentais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5210 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE RONDONÓPOLIS
INSTITUTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E TECNOLÓGICAS
CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA





ARTHUR DE ASSUMPÇÃO MARTINS
ADEMILSO LIRA DE MATOS
FABRICIO SIVA DO AMARAL
MICHEL BORDIM DE SOUZA
RÔMULO MOURÃO PIRES






NATUREZA E METODO DAS CIENCIAS ECONOMICAS: CONCEITOS FUNDAMENTAIS







RONDONÓPOLIS- MT
2013
[pic]
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE RONDONÓPOLIS
INSTITUTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E TECNOLÓGICAS
CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA



ARTHUR DE ASSUMPÇÃO MARTINS
ADEMILSO LIRA DE MATOS
FABRICIO SIVA DO AMARAL
MICHEL BORDIM DE SOUZA
RÔMULO MOURÃO PIRES

NATUREZA E METODO DAS CIENCIAS ECONOMICAS: CONCEITOS FUNDAMENTAISTrabalho avaliativo apresentado como requisito parcial para aprovação na disciplina de Tópicos de Economia, Organização e Administração Empresarial, do curso de Engenharia Mecânica, do Instituto de Ciências Agrárias e Tecnológicas (ICAT), Campus de Rondonópolis (CUR), da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).




RONDONÓPOLIS
2013


SUMÁRIO1. Introdução 4
2. Lei da escassez 5
3. Problemas básicos da economia 6
4. Conceito de fator de produção 8
4.2 Fatores De Produção Fixos E Variáveis 8
4.3 Três Soluções Para Os Problemas Econômicos 9
4.4 Tradição 10
4.5 O Custo Da Tradição 12
4.6 Comando 13
4.7 O Impacto Do Comando 14
4.8 O Mercado 15
4.9 Economia EO Sistema De Mercado 17
5. Economia positiva e normativa 19
6. Conclusão 20
Referências 21







INTRODUÇÃO

Este trabalho deverá apresentar alguns conceitos básicos fundamentais das Ciências Econômicas, ciência esta que está presente em grande parte do nosso cotidiano. Compreendê-la proporciona uma grande formaçãotanto acadêmica quanto profissional.






LEI DA ESCASSEZ



A lei da escassez é um objeto da economia que se resume em produzir um bem ou serviço a partir dos recursos escassos disponíveis, ou seja, se não houver recurso disponível, gera uma escassez do bem. Portanto, a lei da escassez pode ser entendida economicamente como sendo a capacidade de se produzir bens comrecursos limitados, a fim de satisfazer as ilimitadas necessidades humanas, mas, somente haverá escassez se houver uma busca por adquirir tal bem.
Os recursos escassos são insumos, ou fatores de produção utilizada no processo produtivo para obter outros bens, destinados a satisfazer a necessidade dos consumidores. Os recursos naturais (água, minerais, terra, sol, animais etc.), recursos humanos(mão de obra não especializada, engenheiros, administradores etc.), capital (máquinas, equipamentos, prédio, dinheiro etc.), capacidade empresarial e tecnologia são grandes exemplos de fatores de produção.
A existência da escassez se dá pela procura ou não de um bem ou serviço, ou seja, quanto mais escasso é o bem ou serviço, maior é o preço do mesmo, visto que sua obtenção é mais difícil,agregando valor ao bem.
O produto é um bem econômico, e cabe ao consumidor escolher qual produto satisfaz suas necessidades, como é o caso do cigarro, que mesmo fazendo mal para a saúde, satisfaz a necessidade do fumante. A Economia, como Ciência, não entra em considerações éticas, ou de juízos de valor, nem questiona se uma transação deve ou não ser efetuada. Portanto, o consumidor é livre paraescolher o que compor sua cesta de consumo, geralmente estas escolhas estão ligados ao gosto e classe social do consumidor.
As necessidades são ilimitadas, todavia, há algumas que não podem ser atendidas porque o setor produtivo ainda não sabe como produzir, um grande exemplos seria a cura da AIDS. Isso mostra que mesmo tendo o poder de compra, algumas necessidades são impossíveis...
tracking img