Tecnologia em redes de computadores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 42 (10411 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Rafael da Silva Santos
Cet Fama
Trabalho de Administração de Redes

Implementando o Windows Server 2003
1. Preparação do Ambiente
Antes de implementarmos o Windows Server 2003 é importante termos os seguintes pré-requisitos:
* Mídias do produto
* Serial number do Windows Server 2003
* Nome de máquina e numeração IP já definidas
2. Overview do Windows Server 2003
O WindowsServer 2003 é a plataforma base para todo Windows Server System que é a integração dos produtos da Microsoft, tais como:Exchange, ISA, MOM, SharePoint, SMS e etc..
| O Windows Server 2003 nativamente provém os seguintes serviços: * Serviços de Certificado Digital e Kerberos * VPN, RAS, DNS, DHCP, WINS * WMI e Group Policy * Active Directory * UDDI * .Net Framework * Servidor deArquivos e Impressão * Share Point Services * Terminal Services * Media Services |

3. Instalação do Windows Server 2003 (modo texto)
Antes de começarmos a implementação do Windows Server 2003 é necessário verificar se todo o hardware do servidor está homologado, para tanto devemos ir em http://www.microsoft.com/whdc/hcl/default.mspx e validar todo o hardware.
Um segundo ponto a ser validado éos requisitos mínimos para a instalação do Windows Server 2003 (http://www.microsoft.com/windowsserver2003/evaluation/sysreqs/default.mspx)
Quando iniciamos a instalação de um Windows Server 2003 devemos colocar o cd no drive e seguir os seguintes passos:
1. Estando o cd no driver durante a inicialização da máquina será mostrado um aviso:
Press any key to boot from CD.
Devemos pressionar<enter>
2. Irá aparecer durante o setup do modo texto informações no rodapé. A primeira informação nos avisa que é para pressionar F6 para instalarmos drivers adicionais para discos SCSI e/ou drivers RAID.
Este procedimento é necessário quando não possuímos o driver dos discos e o Windows Server 2003 não os reconhece impossibilitando a instalação.
Caso não tenhamos certeza éinteressante fazer a instalação sem adicionar os drivers caso ocorra erro de não encontrar os discos devemos procurar o driver do fabricante e coloca-los em um disquete.

3. Em um segundo momento é apresentado na tela para pressionarmos F2, este procedimento é utilizado para voltarmos o Windows Server 2003 através de um backup feito anteriormente do tipo ASR (Automated System Recovery)

3. Tela deboas vindas do Setup, devemos pressionar <enter> para começar a instalar o Windows Server 2003

4. Contrato de licença, no final da leitura pressionar F8 confirmando que concordamos com o mesmo

5. Aqui que definimos o particionamento do disco, em nosso exemplo temos um disco ainda nao particionado, devemos criar e definir o tamanho da unidade C: que hospedará o Windows Server2003, devemos pressionar C

6. Devemos definir o tamanho da partição, é interessante colocarmos em múltiplos de 1024, como em nosso exemplo possuímos apenas 16Gb livres, vamos criar uma partição de 4Gb, depois de definido o tamanho devemos pressionar <enter>

7. Agora já possuímos uma partição criada, como ela já está selecionado, devemos pressionar <enter> para instalarmos oWindows Server 2003 nesta partição.

8. Devemos escolher Format the partition using the NTFS file system para formatar a nova partição neste formato que provê funcionalidades de segurança. Como estamos planejando a implementação de um servidor não devemos utilizar FAT.

9. O setup irá fazer a cópia dos arquivos necessários para instalação do Windows Server 2003, após a cópia concluída seráapresentado a janela abaixo pedindo para pressionar <enter> para reiniciar automaticamente ou aguardar 15 segundos para a reinicialização ser efetuada.

 
Com a reinicialização, começaremos o modo gráfico da implementação do Windows Server 2003.
 
4. Instalação do Windows Server 2003 (modo gráfico)
| Durante a parte gráfica de instalação do Windows Server 2003 haverá um painel com...
tracking img