Naturalismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1288 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
“O Naturalismo é um Realismo a que se acrescentam certos elementos que o distinguem e tornam inconfundível sua fisionomia em relação a ele”. Afrânio Coutinho

Colégio da Policia Militar
Série: 2º ano
Naturalismo

Naturalismo
Introdução
Após o movimento do Realismo, que se limitava a retratar o homem em interação com o seu meio social, surge no Brasil o Naturalismo, quetinha como principal característica o emprego de temas voltados para a análise do comportamento patológico do ser humano. Essa nova escola literária baseava-se na observação fiel e científica da realidade, de forma bastante objetiva e detalhada, e também na experiência do indivíduo que, para os autores, era determinada pelo seu ambiente e hereditariedade. Os naturalistas acreditavam que o indivíduo émero produto da hereditariedade e seu comportamento é fruto do meio em que vive e sobre o qual age.
A perspectiva evolucionista de Charles Darwin inspirava os naturalistas, esses acreditavam ser a seleção natural que impulsionava a transformação das espécies.
Assim, predomina nesse tipo de romance o instinto, o fisiológico e o natural, retratando a agressividade, a violência, o erotismo comoelementos que compõem a personalidade humana.
Caracteristicas
- determinismo: o homem é visto como produto do meio, privado de livre-arbítrio, à mercê de forças incontroláveis.
- O mundo pode ser explicado através das forças da natureza;
- O ser humano está condicionado às suas características biológicas (hereditariedade) e ao meio social em que vive;
- Forte influência do evolucionismode Charles Darwin;
- A realidade é mostrada através de uma forma científica (influência do positivismo);
- Ocorre muito o uso de descrições de ambientes e de pessoas;
- Linguagem é coloquial;
 - Objetivismo científico;

Além das características já citadas, o Naturalismo era tido como uma espécie de radicalização do Realismo, oposto ao Romantismo e firmado na prosa. O romance naturalista, de linguagemfalada e abordagem aberta de temas, causou espanto na sociedade da época que por sua vez considerava os textos chocantes. No Naturalismo, os autores observavam à realidade, a sociedade, a natureza e o homem por meio de um método científico e suas visões eram determinista-mecanicistas, fruto das ideias positivistas e evolucionistas. O cientificismo exagerado transformou a sociedade e o homem emobjetos de experiência. O importante era o conteúdo e não a forma. A inovação do naturalismo na literatura foi tamanha que a impressão que se tem ao se ler uma obra dessa escola é de se tratar de um texto atual, contemporâneo.

Temáticas
O principal tema do Naturalismo é provar que o homem é determinado pelo meio e pelos instintos, derivando dessa concepção os demais determinismos. Também noNaturalismo a dimensão espiritual do homem é negada, enfatizando-se totalmente os aspectos materiais e bestiais da existência humana, em que afloram elementos instintivos, como a sexualidade. Passa a retratar temas que chocam a sociedade: homossexualismo, lesbianismo, incesto, taras sexuais, loucura, adultério, racismo, prostituição etc.

Gêneros
A narrativa naturalista [...]
O romance é o gêneroliterário que melhor corresponde às orientações ideológicas e metodológicas do naturalismo. Antes de mais porque, sendo um gênero narrativo, o romance envolve categorias como o tempo, a ação e a personagem, capazes de representarem a trajetória de fenômenos psicopatológicos ou o devir de certos casos sociais e culturais, analisados de um ponto de vista determinista. Mas isso não basta; para alémde tudo, o romance (que normalmente é um romance de dimensões consideravelmente alargadas!). Propicia a representação de um tempo retrospectivo, quer dizer, a pesquisa, no passado das personagens, de traumas e incidentes (psicológicos, culturais, etc.) que expliquem os seus comportamentos.
Obras e autores
- Aluísio de Azevedo - O Mulato e O Cortiço.
- Adolfo Caminha: Primeiro a destacar o...
tracking img