Naturalismo - realismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (298 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Naturalismo:
Naturalismo (não confundir com naturismo ou com filosofia naturalista) é uma escola literária conhecida por ser a radicalização do Realismo, baseando-se na observação fiel da realidadee na experiência, mostrando que o indivíduo é determinado pelo ambiente e pela hereditariedade.
Os romances naturalistas destacam-se pela abordagem extremamente aberta do sexo e pelo uso dalinguagem falada. O resultado é um diálogo vivo e extraordinariamente verdadeiro, que na época foi considerado até chocante de tão inovador. Ao ler uma obra naturalista, tem-se a impressão de se estar a leruma obra contemporânea, que acabou de ser escrita. Os naturalistas acreditavam que o indivíduo é um mero produto da hereditariedade e o seu comportamento é fruto do meio em que vive e sobre o qual age.A perspectiva evolucionista de Charles Darwin inspirava os naturalistas, que acreditavam ser a Selecção Natural impulsionadora da transformação das espécies. Assim, predomina nesse tipo de romance oinstinto, o fisiológico e o natural, retratando a agressividade, a violência, o erotismo como elementos que compõem a personalidade humana.

Realismo:
Características do Realismo
Veracidade:Demonstra o que ocorre na sociedade sem ocultar ou distorcer os fatos.
Contemporaneidade: descreve a realidade, fala sobre o que está acontecendo de verdade.
Retrato fiel das personagens: caráter,aspectos negativos da natureza humana.
Gosto pelos detalhes: lentidão na narrativa.
Materialismo do amor: a mulher objeto de prazer/adultério.
Denúncia das injustiças sociais: mostra para todos arealidade dos fatos.
Determinismo e relação entre causa e efeito: o realista procurava uma explicação lógica para as atitudes das personagens, considerando a soma de fatores que justificasse suasações. Na literatura naturalista, dava-se ênfase ao instinto, ao meio ambiente e à hereditariedade como forças determinantes do comportamento dos indivíduos.
Linguagem próxima à realidade: simples,...
tracking img