Mwtodologia

3067 palavras 13 páginas
PUBLICAÇOES CIENTIFICAS

Os pesquisadores preocupados em combater o “charlatanismo” desenvolveram o método científico. Este é um ciclo fechado de ações que devem ser adotadas nos estudos, que consta de pelo menos três etapas básicas: Identificação do Problema, Experimentos científicos e Publicação. A publicação científica é uma etapa fundamental do método científico, e portanto uma obrigação do pesquisador. O trabalho publicado em uma revista especializada passa a fazer parte do acervo de inúmeras bibliotecas e centros científicos de todo o mundo, tornando-o facilmente disponível para a comunidade, contribuindo para o avanço científico.

TRABALHOS EM CONGRESSO

Fazer uma apresentação em congresso, na forma de apresentação oral ou de pôster, é importante para o pesquisador divulgar seu trabalho e estabelecer-se na área de pesquisa. No entanto, como você já deve ter notado nas conferências, muitos pesquisadores desperdiçam essa oportunidade, causando uma péssima impressão com apresentações confusas, mal preparadas e de conteúdo inadequado em quantidade (por exemplo, muita informação em pouco tempo) ou qualidade (por exemplo, um problema de pouca relevância para a audiência ou resultados pouco conclusivos).

Apesar do impacto do trabalho depender muito da execução da investigação e da apresentação do trabalho em si, muitas deficiências decorrem de um planejamento inadequado ou ausente. Um exemplo típico é o pesquisador que, quando chega o prazo de submissão do resumo, simplesmente decide que vai escrever um resumo baseado em dados que ainda não obteve, sobre um problema que ainda não resolveu. Desnecessário dizer que os dados acabarão sendo tomados às vésperas da conferência, diminuindo as chances de o trabalho constituir uma contribuição relevante para a comunidade científica.

ARTIGOS CIENTIFICOS

Um bom artigo científico deve ser escrito com clareza, precisão e fluência de tal forma que o leitor se sinta interessado em sua leitura, e seja capaz de

Relacionados