Realismo e naturalismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (666 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO DE PORTUGUÊS
REALISMO E NATURALISMO.

E. E. B Tereza Cristina
Nome: Alexsandro da Silva Laskoski e
Fernanda Elizionete Fernandes
Serie: 2 ano 03 noturno.

IntroduçãoO Realismo/Naturalismo surgiu inicialmente como uma reação aos excessos sentimentais do Romantismo, que já tinha saturado a cena artística europeia desde meados do século XIX. Em Portugal, o marcohistórico que introduziu as ideias realistas-naturalistas foi chamada "Questão Coimbra que, em 1865 opôs realistas a românticos. No Brasil , Realismo e Naturalismo tiveram trajetórias mais ou menosdistintas : o primeiro iniciou-se com Memórias póstumas de Brás Cubas , de Machado de Assis , publicado em 1881 , e o segundo , no mesmo ano, com O mulato, de Aluísio Azevedo .Realismo e Naturalismo

Contexto Histórico do Realismo

O Realismo no Brasil Teve seu início, oficialmente,em 1881,coma publicação deMemórias Póstumas de Brás Cubas, de seu mais célebre autor, Machado de Assis. Esta escola só entra em declínio com o surgimento do Parnasianismo, por volta de 1890.
Com a introdução do estilorealista,assim como do naturalista, o romance, no Brasil, ganhou um novo alcance, a observação. Começou-se a escrever buscando a verdade,e não mais para ocupar os ócios dos leitores.
Machado de Assis,considerado um dos maiores expoentes da literatura brasileira e o maior do Realismo no Brasil, desenvolve em sua ficção uma análise psicológica e universal e sela, portanto, a independência literária do país.Com o princípio de Liberdade, Igualdade e Fraternidade, o Realismo abrange a realidade que todo mundo vê. As obras desse movimento têm características do homem em seu meio social, utilizam umalinguagem simples, objetiva, temas do cotidiano e muitas críticas.

Características do Realismo

* Objetividade: fidelidade ao real

* Impessoalidade

* Análise Psicossocial do...
tracking img