Narcisismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1070 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Fumec
FCH – Faculdade de Ciências Humanas
Curso: Psicologia
Disciplina: Técnicas de exames psicológicos- projetivas e gráfico – expressos
Professora: Márcia Andrade
Alunos: Cristina
Mateus Werkema Zocratto
Tatiane Moreira Sampaio




Trabalho sobre personalidade: NarcisismoOrigem da palavra
A palavra é derivada da Mitologia Grega. Narciso era um jovem e belo rapaz que rejeitou a ninfa Eco, que desesperadamente o desejava. Como punição, foi amaldiçoado de forma a apaixonar-se incontrolavelmente por sua própria imagem refletida na água. Incapaz de levar atermos sua paixão, Narciso suicidou-se por afogamento.
O termo “narcisismo” foi empregado pela primeira vez por Freud em 1909, durante uma reunião da Sociedade Psicanalítica de Viena, quando o apontou como um estágio necessário entre o auto-erotismo e o amor objetal. Nesse mesmo ano, ao preparar a segunda edição dos Três ensaios sobre a teoria da sexualidade, incluiu uma nota de rodapé sobre anatureza bissexual do individuo, na qual o termo narcisismo aparece pela primeira vez em seus escritos.

Significação
Em linguagem comum, descreve-se um narcisista como uma pessoa que está preocupada consigo mesma, com exclusão de todos os outros. O narcisismo descreve uma condição psicológica e uma condição cultural.
Em nível individual, indica uma perturbação da personalidade caracterizada porum investimento exagerado na imagem da própria pessoa á custa do self. Os narcisistas estão mais preocupados com o modo como se apresentam do que com o que sentem. De fato, eles negam quaisquer sentimentos que contradigam a imagem que procuram apresentar.
Agindo sem sentimento, tendem a ser sedutores e ardilosos, empenhando-se na obtenção de poder e de controle. São egoístas, concentrados emseus próprios interesses, mas carentes dos verdadeiros valores do self – notadamente, auto-expressão, serenidade, dignidade e integridade. Aos narcisistas falta um sentimento do self, vivem a vida como algo vazio e destituído de significado. É um estado de desolação.
Em nível cultural, o narcisismo pode ser considerado como perda de valores humanos – uma ausência de interesse pelo meio ambiente,pela qualidade de vida, pelos seres humanos seus semelhantes. Uma sociedade que sacrifica o meio ambiente natural em nome do lucro e do poder revela sua insensibilidade em face das necessidades humanas. A proliferação de coisas materiais converte-se em medida de progresso na vida, e o homem é oposto a mulher, o trabalhador ao patrão, o indivíduo a comunidade. Quando a riqueza ocupa uma posição maiselevada do que a sabedoria, quando a notoriedade é mais admirada do que a dignidade, quando o êxito é mais importante do que o respeito por si mesmo, a própria cultura sobrevaloriza a “imagem” e deve ser considerada narcisista.
O narcisismo do indivíduo corre a par com a da cultura. Modelamos nossa cultura de acordo com nossa imagem e, por sua vez, somos modelados por essa cultura.Características
Os narcisistas apresentam várias combinações de ambição intensa, fantasias de grandeza, sentimentos de inferioridade e excessiva dependência da admiração e aprovação externas. Outras características são: a incerteza crônica e a insatisfação consigo mesmos, exploração e desumanidade conscientes ou inconscientes em relação aos outros.
Tratamento
O tratamento de pacientes narcisistas é dirigidono sentido de ajudá-los a estabelecer contato com seus corpos, a recuperar seus sentimentos suprimidos e a reaver sua humanidade perdida. Tal abordagem implica trabalhar para reduzir as tensões e a rigidez musculares que refreiam os sentimentos da pessoa.
A chave para a terapia é a compreensão. Sem compreensão, nenhuma abordagem ou técnica terapêutica é significativa ou eficaz em nível...
tracking img