Nafta

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1325 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
NOME DO COLÉGIO

NAFTA

ANO

2012
INTEGRANTES

RESUMO
O NAFTA é um bloco econômico composto por três países: EUA, Canadá e México e há um grande desnível entre as economias de seus membros, tendo em vista que os Estados Unidos é a maior economia mundial, o Canadá, mesmo aparecendo como um dos principais países do mundo em economia, qualidade de vida, entre outros quesitos, é uma naçãoque depende muito dos recursos financeiros dos Estados Unidos, já o México que é considerado como uma economia emergente, foi convidado para fazer parte desse bloco econômico pelo fato de seus habitantes serem consumidores assíduos dos produtos canadenses e norte-americanos. Desse modo, o México foi inserido nesse bloco simplesmente porque possui um enorme mercado consumidor, é detentor de umagrande jazida de petróleo, recurso indispensável para os Estados Unidos e Canadá, além de ser fornecedor de mão de obra barata então, de certo modo, o NAFTA é um bloco organizado de modo em que dois países sustentem um e sejam dependentes dele.

ÍNDICE
Integrantes...................................................................................................2Resumo.......................................................................................................3
Indice...........................................................................................................4
Planejamento...............................................................................................5Teoria..........................................................................................................6
Conclusão..................................................................................................10
Bibliografia.................................................................................................11
Anexos.......................................................................................................12

PLANEJAMENTO
Com este trabalho pretendemosexplicar o que é e como funciona o bloco econômico conhecido como Acordo Norte Americano de Livre Comercio (NAFTA), assim como ele se constitui além de informações gerais sobre os países participantes e suas funções dentro desse bloco, pretendemos retirar quaisquer tipos de duvidas recorrentes a esse acordo e informar sobre os próximos passos que os EUA planejam para ele, assim como seus prós,contras e possíveis consequências agregadas ao futuro do bloco.

TEORIA
Bloco Econômico se define como uma união de países com interesses mútuos de crescimento econômico e, em alguns casos, pode se estender também á integração social desses países.
Em 1988, os EUA e o Canadá assinaram um acordo conhecido como Acordo de Liberalização Econômica da Fulepa, o que foi um predecessor ao NAFTA,responsável por formalizar o relacionamento comercial entre eles. Em 13 de agosto de 1992, o bloco recebeu a adesão dos mexicanos.
O NAFTA foi criado em 1993, porém só entrou em funcionamento um ano depois, em 1994. Constituído por EUA, Canadá e México, se resume como uma atmosfera de livre comércio com custo reduzido para troca de mercadorias entre os três países. Pode-se dizer que um dos principaismotivos para a criação do NAFTA foi fazer frente à União Europeia que cresce cada vez mais na economia mundial.
Nota-se claramente o grande desnível entre as nações que constituem esse bloco econômico uma vez que os Estados Unidos da América são atualmente a maior economia mundial, enquanto o Canadá e México dependem desse país para se estruturar, principalmente o México cujo acordo foi essencialpara ele concorrer contra grandes potências econômicas como Japão e U.E. Os EUA ganham com o petróleo importado do México e com funcionários que vêm de lá. As potências menores que constituem o acordo são consumidoras assíduas dos produtos Estadunidenses.
Países como a Argentina e o Chile ofereceram-se para participar do bloco na década de 90, porém os EUA recusaram o “Fast Track” um método que...
tracking img