Tipos de conhecimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (767 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
QUÍMICA INDUSTRIAL

OS TIPOS DE CONHECIMENTO

SÃO LUÍS
DEZEMBRO/2012

OS TIPOS DE CONHECIMENTO

SÃO LUÍS
DEZEMBRO/2012

Ao longo dos séculos muito seavançou no sentido de proporcionar melhorias na qualidade de vida às pessoas, o que ocorreu através das facilidades que foram surgindo decorrentes de avanços em campos tecnológicos e da saúde, dentreoutros. Progressos estes que não surgiram de uma hora pra outra, mas sim baseado em estudos, experiências e elaboração de teses. Visto isso, vários são os tipos de conhecimento que surgiram para afirmarque a vida do ser humano, assim como aquilo que acontece nela é baseado em um determinado tipo de conhecimento com seus respectivos conceitos, os quais são usados para afirmar o que defendem.
Atéentão, existem quatro tipos ou níveis de conhecimento com propostas diferentes. O conhecimento empírico é basicamente desenvolvido por qualquer pessoa, usando o convívio diário como ferramenta paracriação e persuasão para sua existência. O conhecimento religioso, superficialmente segue a mesma linha do empírico, pois por mais que este seja ameaçado por evidências que mostrem o contrário de suaspropostas, anda sim há credulidade nele, pois é um tipo de conhecimento em que não é necessário ver para crer. Já o conhecimento filosófico prima pelo pensar e o saber, portanto, diversas vezes ligado aosoutros tipos de conhecimento. No conhecimento científico é primordial a comprovação daquilo que se afirma, pois apesar de sua dinamicidade proveniente de constantes descobertas, não faz qualquerassociação com o senso comum.

Conhecimento Popular ou Empírico
Também denominado de senso comum, este pode ser desenvolvido por qualquer ser humano que detenha informação suficiente, para elaborar umconhecimento a ponto de desqualificar os outros, ainda que possuam mais informações. A ação de quebrar um espelho e passar sete anos com azar é um exemplo bem claro, pois apesar de não ter...
tracking img