Nafta

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4619 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho desenvolverá o tema “o tratado americano de livre comércio (NAFTA)”, dentro da disciplina de Economia Internacional II. O tratado americano de livre comércio (NAFTA), é utilizado para aumentar o comércio de produtos entre eles. Os países envolvidos neste acordo são os Estados Unidos, Canadá e México.
Vale acrescentar também que, a relação entreo Chile e os Estados Unidos ficou forte em algum tempo, mas somente um acordo bilateral se formou entre os dois países.
Os órgãos que cuidam especialmente dos países do acordo, tem como destaque para a Cooperação Ambiental (que investe na construção dos limites entre os Estados Unidos e o México) e do Tratado Norte-americano para a Cooperação Trabalhista.
Deve-se ressaltar que, oobjetivo do Nafta é aumentar os horizontes de mercado dos países membros e maximizar a produtividade interna de cada um. Essa maximização é obtida através da liberdade organizacional das empresas, o que as permite que se instalem, de acordo com suas especializações, nos países que apresentarem menores custos dos fatores de produção.
O Nafta é um acordo único no mundo, com o conteúdo desuas regras, pioneiras, relativas aos direitos dos investidores. O Tratado de Livre Comércio da América é também exemplo de área de livre comércio. Os objetivos ultrapassam aqueles que são associados a ela, o Nafta estabelece procedimentos efetivos do tratado, para anular a discussão de sua colocação, fornece proteção aos investidores internacionais e aos direitos de propriedade intelectual. Esteacordo se destaca por ser o de mais ampla cobertura temática das Américas.
O objetivo fundamental deste trabalho é obter informações sobre o Nafta, para que se possa ter conhecimento de como que esse acordo é feito e é utilizado.
È sabido que os acordos comercias as vezes são bons e outras vezes nem tanto para alguns países. O trabalho se moldará na seguinte questão: Quais asconseqüências que o Nafta trouxe para os países envolvidos?
O trabalho também mostrará alguns dados mais atuais sobre a situação econômica e de desenvolvimento de cada país, com suas respectivas áreas, população e índices.
Alguns gráficos e tabelas também serão mostrados com dados de importação e exportação de cada país.
Este trabalho conseguirá nos mostrar quais os efeitos que esseacordo comercial proporcionou aos países pertencentes, mostrando com dados os efeitos causados.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEORICA

2.1 Surgimento do NAFTA

O tratado americano de livre comércio entre os Estados Unidos, Canadá e México (NAFTA) surgiu para aumentar o comercio de produtos entre eles. Entrou em vigor no dia 01 de janeiro de 1994, mas antes disso já havia um regime de livrecomércio entre os Estados Unidos e Canadá que antes de ser formado o Nafta, possuíam uma estrutura econômica semelhante. Esse acordo entre os dois países não causou controvérsias e foi aprovado pelo Congresso sem maiores problemas, entrando em vigência em 1989. O México participava do modelo geral da economia da América Latina, até o momento que surgiu a crise da dívida externa, em agosto de 1982.O efeito em rede da crise política, contudo, resultou na mudança dos modelos adotados tradicionalmente pelos países da região para o conceito de mercados abertos, integração econômica, e crescimento conduzido pelo setor privado, atraindo o investimento estrangeiro. Durante a campanha eleitoral de 1992, Bill Clinton, ex-presidente dos EUA, mesmo como candidato, adotou como tema decampanha o apoio ao NAFTA e ao Livre Comércio. (DAHER, Adriana. Acordo de Livre Comércio da América do Norte – NAFTA. Em: < www.coladaweb.com/geografia/blocos-economicos>. Acesso em: 09 setembro 2010.

Na primeira gestão de Bill Clinton as negociações foram concluídas e aprovadas pelo Congresso depois de um demorado debate. Em 1994 entrava realmente em vigor com a inclusão do México....
tracking img