Nada

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (678 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. O que é o Concreto Armado?
Concreto armado (português brasileiro) ou betão armado (português europeu) é um material da construção civil que se tornou um dos mais importantes elementosda arquitetura do século XX. É usado nas estruturas dos edifícios. Diferencia-se do concreto (ou betão) devido ao fato de receber uma armadura metálica responsável por resistir aos esforços de tração, enquantoque o concreto em si resiste à compressão.
É uma mistura compacta de:
* agregados graúdos: pedras britadas, seixos rolados, etc.
* agregados miúdos: areia, pedregulhos.
*aglomerantes: cimento, cal não pode ser usado no concreto armado porque acaba corroendo o ferro responsável por suportar as forças de tração, podendo comprometer a estrutura com o passar do tempo.
* água
*adições minerais: Sílica ativa, metacaulim, cinza de casca de arroz, etc.
* aditivos: aceleradores, retardadores, fibras,corantes, etc.

2. Produção
Para obtenção de um bom concreto de acordo comsua finalidade, devem ser efetuadas com perfeição as operações básicas de produção do material, que influem nas propriedades do concreto endurecido.
As operações básicas de produção do concreto são:* Dosagem: Estudo empírico ou não que indica as proporções e quantificações dos materiais componentes da mistura, a fim de obter um concreto com determinadas características previamenteestabelecidas.
* Mistura: Dar homogeneidade ao concreto, isto é, fazer com que ele apresente o mesmo proporcionamento em qualquer ponto de sua massa sem segregação dos constituíntes.
* Transporte: Levaro concreto do ponto onde foi preparado ao local onde será aplicado, podendo ser dentro da obra ou para ela, quando misturado em usina.
* Lançamento: Colocação do concreto no local de aplicação, emgeral, nas formas. Começa-se após 2 a 4 horas a "pega”, (perda do abatimento e consequentemente endurecimento e ganho de resistência), dependendo da quantidade e do tipo de cimento.
*...
tracking img