Musicalisacao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1854 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
| |CENTRO UNIVERSITÁRIO NILTONLINS |
| |ANA CÉLIA OLIVEIRA DO NASCIMENTO |











A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NA ORALIDADE DAS CRIANÇAS DE 3 ANOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO CENTROEDUCACIONAL CASTELO FORTE EM MANAUS, AMAZONAS – BRASIL












MANAUS
2011
ANA CÉLIA OLIVEIRA DO NASCIMENTO












A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NA ORALIDADE DAS CRIANÇAS DE 3 ANOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO CENTRO EDUCACIONAL CASTELO FORTE EM MANAUS, AMAZONAS – BRASIL



Projeto de pesquisa apresentado como requisitoobrigatório para obtenção de crédito na disciplina Pesquisa Aplicada, curso de Pedagogia, sob responsabilidade do prof. André Ricardo Ghidini






MANAUS
2011
1 – TEMA

A Música e a Oralidade.

2 – DELIMITAÇÃO DO TEMA


A importância da música no desenvolvimento da oralidade nas crianças de 3 anos da Educação Infantil do Centro Educacional Castelo Forte em Manaus.

3 – PROBLEMASerá que a música contribui para a oralidade?


4 – OBJETIVO GERAL


Determinar a relação entre a música e o desenvolvimento da oralidade.


4. 1 – OBJETIVOS ESPECÍFICOS


Avaliar o desempenho dos Docentes ao ministrar suas aulas de música na turma das crianças de 3 anos da Educação Infantil do Centro Educacional Castelo Forte.
Identificar os principaismétodos utilizados pelos docentes no desenvolvimentos das suas aulas de música na turmas das crianças de 3 anos da Educação Infantil do Centro Educacional Castelo Forte.

5 – JUSTIFICATIVA


Este projeto propõe uma investigação em relação à música pelo fato de esta que sempre acompanhou o desenvolvimento na nossa sociedade desde os mais diversos povos, estando ligada na formação de povos,tribos e nações. Percebe-se que através da música as crianças de 3 anos desenvolvem a sua oralidade, algo que eu observei trabalhando com a Educação Infantil.
Este projeto tem uma relevância educacional muito grande dentro de um contexto cultural porque a música promove o equilíbrio emocional, proporcionando um estado agradável e de bem-estar facilitando a concentração e o desenvolvimentodo raciocínio e nas crianças contribui para o desenvolvimento da oralidade.
Este projeto poderá contribuir para o estudo da compreensão da música e na intervenção em solucionar alguns problemas que encontramos em sala de aula com crianças de 3 anos na Educação Infantil. Um grande exemplo são as crianças que tem problemas de relacionamento e inibição, que, quando se trata de músicainteragem, participam, e até se envolvem com a turma o que ajuda essa criança a ter um melhor relacionamento com os colegas. Distintas áreas do conhecimento podem ser estimuladas com a prática da musicalização. Pois ela atende diferentes aspectos do desenvolvimento humano: físico, mental, social, emocional e espiritual, podendo a música ser considerada um agente facilitador do processo educacional.


6– INTRODUÇÃO

Este projeto tem como objetivo investigar a relação que a música tem com o desenvolvimento da oralidade das crianças de 3 anos, conforme o Dicionário Prático de Pedagogia (2003): A música é um jogo de organização e de relacionamento entre som e silêncio que acontece no tempo e no espaço. Por meio da música podemos expressar emoções, sensações, percepções e pensamentos querefletem o modo de sentir, perceber e pensar de um indivíduo, uma cultura ou época. É por isso que tanto povos ou culturas apresentam diferentes tipos de músicas, assim como cada compositor tem seu próprio estilo de composição. No entanto a música na turma de crianças de 3 anos de idade pode proporcionar momentos através que ajudará essas crianças a desenvolverem a sua oralidade.
Através da...
tracking img