Musica na ed especial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4356 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL NOVE DE JULHO
(UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO)













A SEXUALIDADE DO AUTISTA









Renata Zafalão Pereira Souza















Guarulhos
2012



RENATA ZAFALÃO PEREIRA SOUZA









A SEXUALIDADE DO AUTISTA
















Professora/Orientadora: Marcia Angi











Guarulhos2012
A Sexualidade do Autista

Renata Zafalão Pereira Souza[1]





Resumo


Este artigo trás através de pesquisas bibliográficas a música como um recurso de grande importância para a utilização dos professores na sala de aula, porque a musica tem um papel fundamental no desenvolvimento do ser humano.A criança que apresenta deficiência intelectual terá através da música a possibilidade de através da música a oportunidade de reunir experiências a partir de experiências musicais de auto-organização e de relacionamento com outros.
A inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais no ensino regular é uma realidade que vem tomando grandes proporções em nossas instituições públicas.Este direito é garantido por Leis e podemos perceber que pais e familiares têm superado muitas barreiras matriculando seus filhos nestas instituições. E para atender essa demanda, torna-se extremamente necessário que os profissionais da educação explorem novos caminhos para auxiliarem no desenvolvimento da aprendizagem destes alunos.


Palavras-chave: música, aprendizagem, educação especial.Abstract: The inclusion of students with special educational needs in mainstream education is a reality that has been taking in our major public institutions. This right is guaranteed by laws and we can see that parents and family have overcome many barriers enrolling their children in these institutions. And to meet this demand, it is extremely necessary that the educationprofessionals to explore new ways to assist in developing the learning of these students.
This paper back through the music library research as an educational resource of great importance for the use of teachers in the classroom because it has a key role in the development of language, physical-motor and social human being.


Keywords: music, learning, special education.INTRODUÇÃO

A trajetória das pessoas com necessidades educativas especiais foi influenciada por muitos eventos, circunstâncias e fatores históricos conforme menciona Mazzotta (2003). O conceito de deficiências avançou através dos tempos. Na Antiguidade, a sociedade via os deficientes como diferentes, incapazes e inferiores. Já no início da era cristã, os romanos asfixiavam as crianças que nãofossem perfeitas. Na Grécia Antiga, os gregos escondiam ou sacrificavam as pessoas com deficiências.
Na Idade Media conceitos, antagônicos sobre os deficientes caracterizavam os pensamentos da sociedade da época. Assim, para alguns, deveriam ser sacrificados, como um mal a ser evitado, para outros privilegiados, como detentores de poderes, para outros, ainda, deveriam ser perseguidos eevitados, como possuídos pelos demônios ou representantes do mal.
Contudo, a sociedade evoluiu em relação ao pensamento sobre as pessoas deficientes que passaram a serem mais aceitas, e a convivência com as diferenças se tornou realidade. O preconceito diminuiu embora ainda existam resistências em vários segmentos.
O movimento da escola inclusiva teve projeção internacional com aDeclaração de Salamanca (1994), quando se passou a defender a escola sem discriminação, com um ambiente integrado e para todas as pessoas, inclusive as com necessidades educativas especiais.
Inspirados em experiências concretizadas na Europa e nos estados Unidos da América do Norte, alguns brasileiros iniciaram, já no século XIX, a organização de serviços para atendimentos a cegos, surdos,...
tracking img