Codigo 1916

Páginas: 3 (612 palavras) Publicado: 10 de abril de 2012
A relação do Novo Código Civil Brasileiro e a Profissão de Enfermagem
WebQuest para a disciplina: Exercício Profissional da Enfermagem Unidade: Faculdade Anhanguera de Taubaté / Enfermagem 1a Série– Ano 2012 Elaborada por: Prof. Márcio Gomes da Costa e-mail: prof.marciogomesdacosta@bol.com.br
Introdução
As transformações da sociedade ao longo dos anos, trouxe mudanças de paradigmas que muitasvezes criam conflitos e graves problemas de relacionamentos. Mudanças são necessárias e a sua implantação depende de vários fatores: a força da lei, o desejo de todos de aceitarem as mudanças e oespírito motivacional dos atores da sociedade de forçarem a implantação das mudanças.
Tarefa
A relação do homem com visão patriarcalista inspirou a elaboração do Código civil de 1916, quando o casamentoera a única forma de constituição da família e nesta imperava a figura do marido, ficando a mulher em situação submissa e inferiorizada. Dado a visão preconceituosa deste código, a Constituição Federalde 1988, realizou diversas mudanças, excluindo muitos artigos e criando outros que tornou os direitos da familia mais democráticos e com visão humanizada.
Em grupos de 5, reflitam sobre o temaproposto “A relação do Novo Código Civil Brasileiro e a Profissão de Enfermagem” e busquem relacionar a profissão de enfermeiro do sec.XXI com os antigos paradigmas existentes na visão patriarcalistafamiliar, o que este fator interfere na relação com outros profissionais, principalmente o profissional médico, além de descrever a imagem “vendida” pela midia de uma profissão com forte “apelo erótico”fato que prejudica o ato profissional.
Processos e Recursos
1° Passo
Ler e realizar resenha sobre a referência literária, “Direito da familia e novo código cívil”, “código civil de 1916 (artigo II,ART.233) Código Civil de 1988 (Artigo 1567 p.74) e o video do You Tube ” , anexada pelo professor neste WebQuest.
2o Passo Escolha de artigos (livres) relacionados ao tema, para fundamentação...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Código de 1916
  • código civil de 1916
  • Código civil de 1916
  • caracteristicas do codigo civil de 1916
  • Código civil de 1916
  • O código civil brasileiro de 1916
  • codigo civil 1916 e descentralizacao do codigo civil.
  • codigo civil 1916 x 2002

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!