Mundo de sofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 38 (9294 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O JARDIM DO EDEM

Sofia está em busca por novas descobertas e por novas respostas. Ela apesar da pouca idade e experiência, explora o sentido da vida através de diálogos constantes consigo e com outros personagens. O dialogo entre seu pensamento e o mundo filosófico é o fim condutor. Demonstra a forte habilidade que temos para refletir independente da idade. Ela era uma menina de quase quinzeanos que morava com sua mãe. Devido o trabalho do pai o relacionamento de Sofia com ele era mais distante. Sofia encontrou dois pequenos envelopes brancos. Em cada um havia uma indagação e elas provocaram uma discussão: refletir sobre a vida e a origem do mundo. Também recebeu um cartão-postal que deveria ser entregue a uma pessoa que ela nem conhecia e cujo nome era Hilde. Sofia recorreu a umesconderijo no jardim de sua casa para pensar e refletir sobre as perguntas. Para ela, ele representava um mundo à parte, um paraíso particular, como o jardim do Éden mencionado na Bíblia. O Jardim do Edem assume um papel importante, não é somente um lugar simbólico ou geográfico, mas representa a conexão do pensamento de Sofia com as questões existências. O leitor se envolve na estória e tentadesvendar este enigma. A origem do mundo é uma grande polêmica. Sabemos que a vida humana está muito além das narrativas do Jardim do Edem. A Filosofia nos pergunta pelos fatos que estão além uma primeira descoberta. O Jardim do Edem, nesse sentido, é meramente uma das hipóteses.

A CARTOLA

O segundo capítulo é intitulado de "Cartola". Sofia recebe um envelope com as recomendações básicas de seucurso de filosofia. Ela está empolgada frente ao desafio. O autor centraliza atenção para o interesse de Sofia na ciência da filosofia. Com isso alerta nosso próprio interesse. O campo que Sofia pretende explorar é enorme e de certa forma representa a necessidade da atenção e da profundidade dos temas. Não são assuntos comuns, são assuntos que precisam ser lidos e relidos. A entrega e o compromisso:a jovem se insere em um vasto campo, deixando de lado outras coisas do seu cotidiano. A filosofia torna-se sua companheira! A primeira parte explica basicamente o que é filosofia, fazendo alusão aos exemplos simples, fala o quanto à filosofia é importante na vida das pessoas e demonstra uma visão diferente do “mundo” que vivemos, imaginamos e experimentamos. A garota transforma as dicussoesfilosóficas como “fazer diário”, uma teoria aplicada na prática, no dia a dia, em coisas comuns. Quando Sofia recebe um grande envelope amarelo com a inscrição: Curso de filosofia. Maneje com cuidado. O seu conteúdo diz que as pessoas têm preferências por uma variedade de assuntos. Isso demonstra a pluralidade de gostos, de atitudes, de sentimentos, enfaticamente relata a diversidade humana. O livrocita: algumas pessoas procuram observar os astros, já outras se interessam por esportes. Os seres humanos não são iguais, a única coisa que temos em comum são nossas afinidades, gênero, raça. São nossas semelhanças que nos tornam mais próximos uns dos outros e também são nossa diferenças que nos aproximam para conhecer e descobrir o que ainda não há em nós mesmos.

O fato de sermos diferentes nãorepresenta que não possamos ter planejamentos em concordância. Há ênfase para detalhes, assuntos e questões que deveriam interessar a todos como, por exemplo, saber quem somos e de onde viemos. Buscar nossa “identidade” e aquilo que não conhecemos ou eventualmente não procuramos conhecer. Conhecer a si mesmo para então poder conhecer ao próximo é um possível caminho. Explorar nossa “identidade”: oque queremos e para onde vamos?

O contexto histórico estimula nossa própria caminhada e conhecimento, através do ontem é que também fundamentamos nossas relações no presente e de certa forma assim construímos uma expressão coletiva de tempo, espaço e história. Os filósofos buscam verdades o que nem sempre são as nossas verdades ou aquilo que acreditamos. Participar nesse processo é estar...
tracking img