Multisim

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2209 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
NATIONAL INSTRUMENTS MULTISIM

SANTOS. Fabrício de Aquino¹, OLIVEIRA. Phablo Cabral de², e AMADO, José Alberto Diaz³

¹-² Graduandos em Engenharia Elétrica no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – IFBA, campus de Vitória da Conquista.
³ Professor Orientador Me. José Alberto Diaz Amado.

Resumo: Este trabalho apresenta uma abordagem básica sobre as funções, manejo eaplicações, bem como os benefícios trazidos pelo uso do programa NI Multisim. Esse software apresenta duas plataformas de propósitos distintos, a primeira e mais difundida no mercado é a versão Acadêmica, que proporciona aos professores e estudantes ferramentas didática a fim de maximizar o ensino/aprendizado em sala de aula, e a segunda é a versão Profissional que proporciona aos engenheiros etécnicos, que trabalham com circuitos eletrônicos, instrumentos de simulação com a finalidade de minimizar custos e erros na produção de seus projetos.

Palavras-chave: Multisim, Simulador, Circuitos.

1. INTRODUÇÃO

O NI Multisim é um ambiente fácil de usar para criação de esquemático e simulação; engenheiros, estudantes e professores podem usar para definir e simular circuitos.
A ediçãoacadêmica do Multisim incorpora características de aprendizado especializadas e é complementada por teorias de circuitos e material didático. Este sistema integrado ajuda educadores a incentivar estudantes e reforça a teoria dos circuitos com uma iniciativa prática interativa de investigação do comportamento. É amplamente escolhido por universidades e colégios técnicos devido a seus componentesinterativos, seus instrumentos de simulação e à integração com o mundo real através de medições analógicas e digitais. O Multisim Profissional ajuda engenheiros a otimizar os projetos de circuitos, minimizar erros e reduzir as iterações de prototipagem. Quando combinado com o software para a criação de layouts de PCBs NI Ultiboard 11, fornece aos engenheiros uma plataforma de prototipagem de custoefetivo. Sua integração com o software de medição NI LabVIEW também ajuda engenheiros a definir análises personalizadas para otimizar a validação do projeto.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2.1. ABORDAGEM GERAL

O Multisim possui instrumentos virtuais que espelham instrumentos que encontramos no mundo real. Como exemplo desses, podemos citar os osciloscópios, geradores de funções, analisadores derede, plotters de Bode, e muitos outros, conforme podemos observar pela barra de instrumentos do programa.
Além disso, os projetistas que estejam familiarizados com os instrumentos virtuais do LabVIEW da National Instruments, podem criar seus próprios instrumentos. Por exemplo, pode ser criado um gerador de ruído para análise de problemas de interferência eletromagnética.
Os instrumentos virtuaiscriados no NI LabVIEW podem inclusive adquirir dados do mundo real e usá-los para alimentar simulações, além de poder utilizar esses dados para excitar circuitos que operem no mundo real.
Além desses instrumentos, o programa possui uma caixa de instrumentos simples como voltímetro, amperímetro e pontas de prova, que podem ser facilmente colocados em diversos pontos de um circuito. A diferença emrelação aos instrumentos virtuais da barra da direita é que esses instrumentos são simples, tendo apenas uma função única como medir correntes ou tensões, não possuindo ajustes ou outros controles.
O uso desses instrumentos é semelhante aos equivalentes reais: os amperímetros são ligados em série com os circuitos dos quais desejamos saber as correntes e os voltímetros em paralelo com oscircuitos.
Outro recurso muito interessante que a instrumentação do Multisim apresenta é a de incluir instrumentos reais, com características que são baseadas em seus manuais. Isso significa que o que esses instrumentos indicarão corresponde exatamente ao que o projetista verá quando o utilizar na prática. É o que ocorre, por exemplo, com o osciloscópio Tektronix que pode ser acessado diretamente na...
tracking img