Multiseriado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5410 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
tor: Simone Rocha
Instituição: UNI-BH
Tema: Escola Multisseraida
Data de inclusão: 01/11/2006
A ESCOLA MULTISSERIADA E SEU PAPEL EDUCACIONAL NA FORMAÇÃO BÁSICA DA POPULAÇÃO RURAL BRASILEIRA: UM ESTUDO DE CASO
BELO HORIZONTE, 2004

"A educação que chega pro senhor é a sua, da sua gente, é pros usos do seu mundo. Agora, a minha educação é a sua. Ela tem um saber de sua gente e ela serve pra quemundo? Sabe? Tem vez que eu penso que pros pobres a escola ensina o mundo como ele não é". Ciço

I - INTRODUÇÃO
1.1. Reminiscências de uma experiência de alfabetização em uma escola multisseriada
Somente hoje, após ter concluído o ensino médio e estar graduando em História, pelo UNI-BH, tenho consciência plena do que a Constituição determina, no que tange ao ensino fundamental. De alguma forma nossosgovernantes estão buscando atender a ela. Até porque a sociedade está mais politizada e sabendo realmente como se deve cobrar das autoridades as suas responsabilidades.
No entanto, mesmo não tendo consciência das leis, em um passado que às vezes parece longínquo, a população sabia da importância da escola. Desse passado estão vivas as lembranças da Escola Municipal Dom Bosco, uma escola ruralmultisseriada, do interior de Minas Gerais, onde passei os primeiros anos de minha educação escolar. Essas lembranças fazem parte da minha vida, como se fossem uma extensão de meu corpo.
Isso me faz recordar minha infância, quando morávamos, minha família e eu, em uma zona rural. Minha situação não era diferente da dos demais colegas que freqüentavam a mesma sala de aula. A escola, naquele momento,além de nos ensinar, significava algo muito diferente para nós. Como trabalhadores braçais, ela nos servia como válvula de escape, um alívio do nosso trabalho árduo na lavoura. Esse registro é válido, pois mostra a condição das crianças, em idade escolar, que vivem no campo e, bem cedo, começam a vida profissional laborando nas lavouras.
Não fugi à regra, mas vou me ater aos fatos que dizemrespeito à escola. Primeiramente a trajetória até a chegada à sala de aula. Havia sempre um ritual, preparava-me como se fosse encontrar com uma namorada, e eu estava enamorado da escola. Nisso havia uma verdade, chegava sempre primeiro que minha professora Maura, apesar de morar distante. O percurso era feito a cavalo ou a pé. Ela também morava distante, mas chegava sempre com seu sorriso característicoa oferecer e o suor escorrendo na face.
Era uma escola pequena. Na verdade, uma casinha de madeira doada por um fazendeiro local. Hoje, tenho consciência de que esse fazendeiro se preocupava com a educação de seus filhos, dos filhos dos empregados da fazenda e dos filhos de seus vizinhos, em suma dos que necessitavam da educação fundamental. Na pequena casa havia somente uma sala em que eramministradas nossas aulas. O piso feito de tábuas, com espaços entre elas, deixava o frio entrar, tirando nossa concentração para o estudo. Naquele momento não percebíamos o comprometimento desses problemas para nosso bom desempenho.
Meus colegas de sala tinham idades bastante diversificadas, pois as aulas eram dadas para diferentes séries ao mesmo tempo, da primeira à quarta série. D. Maura dividia asala separando os alunos de acordo com as séries e o quadro negro também era dividido em partes iguais, conforme a disposição dos alunos. Ao mesmo tempo que essa divisão trazia facilidades para a professora, por se tratar de uma escola de ensino unidocente, apresentava dificuldades para nós alunos que não podíamos contar com uma professora exclusiva para a série que estávamos cursando.
Outradificuldade dos alunos era o material didático. Tínhamos um livro de língua portuguesa, A cartilha da infância e a antiga tabuada de matemática. No entanto o material era insuficiente para que os alunos pudessem obter todo o conhecimento necessário para o desenvolvimento escolar, então falava mais alto a competência da professora, com sua forma de ensinar (metodologia e didática), passando-nos, da...
tracking img