Comportamento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4635 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
 
A organização afetando o comportamento das pessoas

O tema aborda dentre outros assuntos, a estrutura organizacional, seus efeitos nas mais diversas pessoas e a cultura organizacional e suas influências nos indivíduos que direta ou indiretamente participam das organizações. Através desses tópicos estudados podemos observar evoluções nas empresas, e como essas corporações, afetamna vida de cada um que participa dela.
Quando passamos a conhecer o que é uma estrutura organizacional - que é a parte física, o espaço como um todo onde é definido como as atividades devem ser realizadas etc. - passamos a entender como os diversos componentes dessa estrutura intermediam às mudanças em seus empregados, criando uma cultura específica a cada organização,
Essa cultura é moldadadentro de cada empresa, sendo ampla e de diversas formas, o tipo de uniformização até o desenvolvimento ético-profissional de cada empregado.
A linguagem é um elemento dessa cultura. Levando em consideração o campo de Ciências Contábeis, analisando esse elemento, dentro de um escritório de contabilidade, por exemplo, 'aprendemos' a nos comportar, falar e expressar, de maneira diferente em relaçãoa um empregado de uma loja de vestuários, pois na área contábil usam-se linguagens técnicas, ou seja, para gerar informações parte-se de dados contábeis e das leis especificas nessa área, para tomadas de decisões, diferenciando-se assim do vendedor que usará seus meios de vendas, para comercializar seus produtos.
Portanto, não basta apenas ter uma organização bem sucedida, é importante observarcomo é formada sua estrutura e sua cultura organizacional, saber como é desenvolvida dentro da empresa, àquela forma de relacionamento de empreendedores, empregados, clientes, fornecedores etc.
Considera-se que as teorias e práticas que compõe o comportamento organizacional atual tiveram origem a partir da revolução industrial que com as novas invenções criaram novas formas de trabalho exigindonovos métodos gerenciais.
            Com as linhas de montagem exigiu-se maior número de trabalhadores sobrecarregando os gerentes que havia nas organizações e a situação foi se tornando insustentável com a especialização do trabalho que necessitava de uma atenção maior.
            Um quadro que pode desenhar a evolução histórica dos momentos que influenciaram o desenvolvimento docomportamento organizacional são as quatro abordagens modeladas por pesquisas e práticas da administração.
            A primeira foi a chamada administração científica, que teve como área de concentração o aumento da eficiência do comportamento no trabalho e dos processos de produção.
A segunda refere-se aos princípios da administração enfocando o aumento da eficiência de todos os procedimentosempregados pelos gerentes para alcançar resultados, incluindo-se aí as pessoas é chamada de relações humanas.
A terceira denominada abordagem dos sistemas abertos afirma que toda empresa constitui um sistema, uma estrutura unificada de subsistemas inter-relacionados sujeitos às influências. Atualmente o comportamento organizacional evoluiu para uma perspectiva de grandes subsistemas, organizações e seusambientes, contribuindo para a compreensão e solução de problemas de trabalho por meio de diferentes possibilidades de intervenção.
            As descobertas e teorias desenvolvidas ao longo dos anos constituem um recurso eficaz que assegura uma consistente vantagem competitiva.
 

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
O campo do comportamento organizacional foi concebido na década de sessenta porpesquisadores como disciplina emergente e quase independente, que se apoiaria em outras disciplinas já estabelecidas como psicologia, sociologia e economia, devendo constituir uma área de teorização e pesquisa em que as atividades organizacionais seriam o objeto de estudo e não um contexto para onde conhecimentos seriam simplesmente transferidos e aplicados.
O comportamento organizacional é um...
tracking img