Multimodalidades

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (878 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Multimodalidades e Comunicação: a tecnologia digital inserida em sala de aula como recurso de aprendizagem


O artigo Multimodalidades e Comunicação: Antigas e Novas Questões no Ensino deLíngua Estrangeira (2010) publicado pela revista letras e letras, da pesquisadora e professora Walkyria Maria Monte Mór da Universidade de São Paulo, apresenta questões sobre as constantes mudançassofridas pela sociedade nas diversas áreas de comunicação que acarreta em mudanças na forma de interação modificando a mentalidade de ler e compreender o mundo. A multimodalidade recebe destaque, poisapesar de ser descartada por alguns é considerado um meio para a expansão e melhoria do ensino de língua estrangeira; E, por fim é apontada a importância de uma proposta educacional que considere alinguagem de uma forma renovada, levando em conta os avanços da sociedade digital atual.
Muitos estudos dão impulso para que os profissionais da educação revisem seus conceitos de comunicação ede linguagem no âmbito escolar, em virtude da explosão tecnológica que aos poucos atinge todas as facetas, mudando a mentalidade de ver e encarar a sociedade. A intimidade com novos recursos e o uso afavor da aprendizagem de línguas estrangeiras contribui para a construção de sentidos, por exemplo, o texto que é multimodal, transporta em si formas de interpretação variada. O tipo de fonte, aformatação, a cor, o uso de figuras e desenhos cooperam para edificação de significados, interferindo na interpretação da mensagem, melhorando a comunicação.
De maneira inevitável, surge um conflitoreferente à manutenção da convencionalidade que está presa a valores sociais, econômicos, ideológicos, políticos, religiosos, pela qual é trabalhada nas escolas durante muitos anos tradicionalmente.Daí entende-se muitas vezes que para que uma nova modalidade surja é preciso que a outra desapareça, esse conflito toma proporções divergentes, como se a não houvesse uma possibilidade de mediação...
tracking img