Multiculturismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1969 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O objetivo deste trabalho é pontuar as características das lutas de diferentes grupos sociais em favor do reconhecimento de suas diferenças culturais. Abordará o conceito de multiculturalismo, fazendo uma ponte dessa temática com o papel que a escola vem desempenhando no seu bojo para incluir esse fenômeno no seu currículo Pretende-se ainda identificar as múltiplas maneiras de perceber adiferença cultural entre os seres humanos, no período que corresponde aos séculos XVII e XIX, nas sociedades ocidentais, e sua relação com a constituição da cidadania como um direito, apontando as implicações e os limites dessa concepção. Pontuaremos também os diversos significados do respeito à diferença no cotidiano escolar, distinguindo a diferença entre tolerância com o "outro" e exercício dacidadania cultural no espaço escolar. Para finalizar, será feita uma reflexão, quando ousaremos perspectivar um cenário de futuro para a escola frente o multiculturalismo.

Atualmente, vários movimentos sociais no Brasil e no mundo têm questionado a visão homogeneizada na sociedade e reivindicam uma política de reconhecimento, tanto de suas diferenças, de suas múltiplas identidades, como de suasdesvantagens e desigualdades sociais, oriundas da discriminação social de gênero, de raça, de opção sexual e de origem regional. As ações dessas diferentes instituições são cognominadas multiculturalismo. Nesse sentido, é obrigação dos Estados democráticos contribuírem para que os grupos que se encontrem em desvantagem possam conservar as suas culturas contra as interferências das culturas majoritáriasou de massa. A política voltada para o reconhecimento da diferença exige que as instituições públicas não passem por cima das particularidades. Afinal, existe um leque muito largo de opções para viver a vida em sociedade. E o mais interessante é quando "apreendemos" e compreendemos o outro, ocasião em que podemos perceber com nitidez o que somos e os valores que norteiam nossas vidas.

Essemovimento de reconhecimento e valorização das especificidades culturais do outro tem sido um postulado desafiador para a escola por alguns indicadores, que convém refletir para que possamos perceber e entender atitudes exclusivas por parte desta instituição, quando na verdade tem como função primordial respeitar as diferenças, haja vista, ser um palco onde desfila a democracia e, principalmente, peloseu principal objetivo: proporcionar o aprendizado do aluno, considerando o ritmo individual de cada um.
Neste sentido, pretendemos neste diálogo, construir um entendimento de cultura à luz dos estudiosos desse tema para, a partir de então, refletir a atenção que temos disponibilizado sobre esse entendimento dentro da escola. Seria na verdade a desconstrução do conceito de cultura e outro olharempara essa concepção.

LARRAIA (2005) no seu livro CULTURA: UM CONCEITO ANTROPOLÓGICO apresenta alguns fatores que promoveriam a homogeneização da cultura, aborda o determinismo biológico, o geográfico, mas conclui dizendo que não é o suficiente para manter uma cultura de um povo igual ao outro e ratifica dizendo:

As diferenças existentes entre os homens, portanto, não podem ser explicadas emtermos das limitações que lhes são impostas pelo seu aparato biológico ou pelo seu meio ambiente. A grande qualidade da espécie humana foi a de romper com suas próprias limitações: um animal frágil provido de insignificante força física dominou toda a natureza e se transformou no mais terrível dos predadores. Sem asas, dominou os ares; sem guelras ou membranas próprias, conquistou os mares. Tudoisto por que difere dos outros animais por ser o único que possui cultura (LARRAIA, 2005, pág. 24).

Mas afinal o que é a cultura? Este é o ponto no qual vamos nos deter neste momento a fim de encaminhar um foco, uma possível resposta ou, quem sabe, provocar dúvidas e incertezas sobre o assunto.

LARRAIA (2005), depois de ter elencado vários conceitos de cultura, arrisca mais um e diz que:...
tracking img