Multiculturalidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (468 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O que é a multiculturalidade?

A multiculturalidade é a existência de várias culturas diferentes em determinado local que interagem entre si respeitando-se mutuamente para que a convivência entrediferentes etnias seja pacífica.
No entanto existem vários conflitos a nível mundial que por vezes resultam em guerras por não serem respeitados os princípios básicos da multiculturalidade e surgemoutros sentimentos entre as pessoas como o racismo, a exclusão social ou a xenofobia.
Cada país segue as suas ideias ou politicas de maneira diferente sobre este assunto, tomando medidas políticasque podem favorecer ou não a multiculturalidade.

A multiculturalidade em Portugal

Portugal na época dos descobrimentos espalhou a nossa cultura pelo mundo deixando a nossa identidade cultural nospaíses colonizados, ainda hoje se mantêm marcas visíveis da nossa passagem por esses países, por exemplo na arquitectura, nas línguas ou na religião.
No entanto Portugal foi durante muitos anos umpaís monocultural. Nessa altura a diversidade era encarada como geradora de problemas e não como enriquecimento cultural. Nos últimos anos Portugal tem vindo a receber muitos emigrantes vindos devários países do todo o mundo que trazem as suas raízes culturais que com mais ou menos significado nós vamos assimilando.
Se por um lado isso nos torna pessoas mais cultas e mais tolerantes, o que é bom,por outro lado Portugal está a perder a sua identidade cultural pois estamos a abandonar certas tradições que nos definiam como cidadãos portugueses e estamos adoptar algumas tradições que não têmnada a ver com o nosso povo.
Por exemplo, o Carnaval que deixou de ser o típico Carnaval português e agora é abrasileirado e em Portugal não se comemorava o Halloween e agora estamos a comemorar essadata que não nos diz nada.

A multiculturalidade nas escolas

Hoje, as nossas escolas têm alunos oriundos de 130 países, desde os que falam português até a nações do Leste da Europa, como...
tracking img