Multiculturalidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2090 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Disciplina: Educação e Diversidade
Profra. Karina

Introdução
Essa apresentação tem como tema: Multiculturalismo e pluralidade cultural.
O objetivo é abordar a importância da diversidade cultural no meio social e no ambiente escolar, tendo como tema central a aceitação das diferentes culturas existentes e a questão da discriminação existente tanto na sociedade como na escola.Inicia-se com o desenvolvimento, que esclarece as definições do multiculturalismo e a pluralidade cultural, aponta suas importâncias no meio social e na educação escolar e de que forma contribui para um mundo mais homogêneo.
Para maior compreensão do tema estudado foi desenvolvida a pesquisa teórica com base nos conhecimentos obtidos em sala de aula, textos retirados da internet eo relato de uma aluna com deficiência visual parcial.

Diversidade, Respeito e Educação
Definição do Multiculturalismo
É diversidade étnica e racial, formada por pessoas com novas identidades políticas e culturais. Se a diversidade cultural acompanha a história da humanidade, o acento político nas diferenças culturais data da intensificação dos processos de globalização econômica queanunciam, segundo os analistas, uma nova fase do capitalismo, denominada por autores como Ernest Mandel de "capitalismo tardio" e por outros, como Daniel Bell, de "sociedade pós-industrial".
O multiculturalismo é necessário para o bem-estar da humanidade, acostumar com as diferenças.
Introduz-se o conceito de multiculturalismo ou diversidade cultural para designar o que ocorre a pessoas de espaçosculturais diversos sendo muitas vezes obrigadas a relacionar-se e a ter de conviver, vindo este fenômeno a merecer a atenção de números investigadores. Estes se preocupam com a descrição e análise das diferenças culturais entre povos que habitam regiões distintas do globo, e também analisam, num mesmo espaço social, pessoas com culturas diferentes e o seu relacionamento.
À parte dos relacionamentospor razões preconceituosas por vezes os idosos, os homossexuais, os deficientes entre outros são marginalizados.
Atualmente o mundo já muito se diferencia de outros tempos quer seja a idade média ou a pré-história. Hoje como nunca antes se verificou, o mundo apresenta-se numa grande quantidade de culturas diferentes, mas que caminham juntas sustentadas pelo diálogo, com base na aceitação eexperiência cultural.
O mundo de agora, que se encontra muito aquém da perfeição, caminha continuamente no sentido de criar laços mais fortes entre as mais variadas e intrigantes culturas que ao longo do tempo se desenvolveram por todo o mundo. Neste contexto, o ONU (Organização das Nações Unidas) acaba por se tornar o expoente máximo desta sociedade Interculturalista visto que através da palavraimpele à paz e aceitação entre os povos e à troca de conhecimentos para que a Terra perca o caráter relativista latente, deixando de ser um globo com um conjunto de pontos representantes de cada cultura, mas sim uma verdadeira Aldeia Global.
De fato a perfeição no seu grosso modo nunca será atingível, sendo uma utopia, todavia se cada um de nós colaborarmos, fazendo a parte que lhe compete, o mundoserá cada vez mais belo e aí sentimentos como preconceitos, discriminações serão apenas lembranças.
Por meio do Multiculturalismo as pessoas de diferentes culturas, tem a necessidade de se relacionar e conviver entre si; dá-se a este fenômeno o nome de multiculturalismo ou diversidade cultural. Contudo, apesar destas relações existem grupos sociais que são marginalizados e discriminados como é ocaso de negros, idosos, deficiência, aparência, religião, homossexuais, etc.

Pluralidade cultural
A pluralidade cultural quer dizer a mesma afirmação de multiculturalismo. Ela traz a consciência da realidade que vivemos, oferece elementos para compreensão de que respeitar e valorizar as diferenças étnicas e culturais não significa aderir valores do outro e sim respeitá-lo. A singularidade...
tracking img