Mrp e mrp ii

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1058 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
MRP

INTRODUÇÃO
MRP significa o planejamento das necessidades de materiais, como o planejamento dos recursos de manufatura, auxiliando as empresas a planejar e controlar suas necessidades de recurso com o apoio de sistemas informatizados. Com o tempo, esse conceito desenvolveu-se de um foco na gestão de operações, que auxiliava o planejamento e controle das necessidades de materiais, para setornar, atualmente, um sistema corporativo que apoia o planejamento de todas as necessidades de recursos do negócio. Esse método é usado em empresas de manufatura, embora haja alguns casos de aplicação em ambientes não manufatureiros.

SISTEMA MRP

O sistema MRP (Planejamento das necessidades de materiais) surgiu durante a década de 60, com o objetivo de executar computacionalmente a atividadede planejamento das necessidades de materiais, permitindo assim determinar, precisa e rapidamente, às prioridades das ordens de compra e fabricação.

O sistema MRP foi concebido a partir da formulação dos conceitos desenvolvidos de que os itens em estoque podem ser divididos em duas categorias:
• Itens de demanda dependente que são os materiais que compõem o produto acabado, podendo sercalculado com a demanda deste.

• Itens de demanda independente que são os itens de produtos acabados possuem uma demanda independente que deve ser prevista com base no mercado consumidor.

A relação entre tais itens pode ser estabelecida por uma lista de materiais que definem a quantidade de componentes que serão necessários para se produzir um determinado produto.

Os benefícios trazidos peloMRP são : redução do custo de estoque; melhoria da eficiência da emissão e da programação; redução dos custos operacionais e aumento da eficiência da fábrica.

O fluxo de informações de entrada e saída de um sistema de MRP está ilustrado abaixo.



Com a finalidade de se conseguir uma implementação de sucesso de um sistema MRP, é necessário entre outros fatores : realizar uma adequaçãodo MRP ao sistema de manufatura; o comprometimento e envolvimento da alta gerência; treinamento dos empregados.


MRP II
O sistema MRP II que significa Planejamento dos Recursos da Manufatura, é a evolução natural da lógica do sistema MRP, com a extensão do conceito de cálculo das necessidades ao planejamento dos demais recursos de manufatura e não mais apenas dos recursos materiais.

Umsistema hierárquico de administração da produção, em que os planos de longo prazo de produção, agregados (que contemplam níveis globais de produção e setores produtivos), são sucessivamente detalhados até se chegar ao nível do planejamento de componentes e máquinas específicas

O sistema MRP II é um sistema integrado de planejamento e programação da produção, baseado no uso de computadores. Estessoftwares são estruturados de forma modular, possuindo diversos módulos que variam em especialização e números. No entanto, pode-se afirmar que os módulos principais do MRP II são :

• Módulo de planejamento da produção: Este módulo visa auxiliar a decisão dos planejadores quanto aos níveis agregados de estoques e produção período-a-período. Devido a agregação e quantidade de dados detalhados, éusado para um planejamento de longo prazo.
• Módulo de planejamento mestre da produção (MPS): Este módulo representa a desagregação em produtos individualizados do plano de produção agregado, e tem como objetivo auxiliar a decisão dos usuários quanto aos planejamentos das quantidades de itens de demanda independente a serem produzidas e níveis de estoques a serem mantidos.
• Módulo de cálculo denecessidade de materiais (MRP): A partir dos dados fornecidos pelo MPS, o MRP "explode" as necessidades de produtos em necessidades de compras e de produção de itens componentes, com o objetivo de cumprir o plano mestre e minimizar a formação de estoques.
• Módulo de cálculo de necessidade de capacidade (CRP): O módulo CRP calcula, com base nos roteiros de fabricação, a capacidade necessária...
tracking img