Conhecendo a filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4759 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
-------------------------------------------------
Unidade 3 – “Conhecendo a Filosofia”
APRESENTAÇÃO DO PROFESSOR
Olá, tudo bem? Sou o professora Márcia Bastos, graduada em Filosofia  com mestrado em Educação e um dos seus professores neste módulo I de Pedagogia. Estarei ministrando a disciplina de Teoria Geral do Conhecimento e  buscando com você uma reflexão sobre a importância desta naformação do Pedagogo. Por isso, buscando um maior aprofundamento, além das teleaulas, quero desenvolver algumas discussões com você neste espaço de interatividade. Neste sentido, desafie-se, ouse e busque ir além do trivial, do exigido.
É fundamental sua dedicação e busca por novos conhecimentos e pela complementação dos estudos. Não se acomode no discurso que existe por aí de que a "aula é só uma vezpor semana". É preciso fazer mais, se você quer realmente ser um bom profissional. Portanto, estude muito, busque ampliar suas fontes de pesquisa e não espere que as coisas venham prontas. Você está num curso superior, de formação superior e, deste modo, deve agir como um estudante de ensino superior. Logicamente, isto não implica que você está sozinho. Há uma estrutura proposta para auxiliá-lo.De minha parte, farei o que estiver ao meu alcance. Mas, evidentemente, você deve estudar muito. Você só tem a ganhar com isso. 
Bem, antes de iniciarmos, quero dar um panorama geral do trabalho que será desenvolvido. Acompanhe-me.
Inicialmente, tratarei da questão do pensamento mítico, seus fundamentos e a perspectiva deste como uma das formas de expressão humana. Na seqüência, ainda naprimeira unidade, falaremos da passagem do mito para a Filosofia e do contexto que proporcionou o nascimento da mesma na Grécia. Fechamos assim a primeira unidade. Procurando aprofundar nossa discussão, veremos dois pré-socráticos interessantes, Heráclito e Parmênides. Suas teorias discutem a questão da permanência e do movimento, levando-nos a um exercício de elaboração de conceitos. Isto nos ajudará acompreender nossa última webaula, que trata de Sócrates, considerado um divisor de águas na Filosofia. A partir dele, a Filosofia apresenta sua grande perspectiva conceitual.
No intuito de firmarmos bem os nossos estudos, você desenvolverá algumas atividades durante os mesmos e fará uma avaliação específica ao final das unidades, que nos permitirá um feed-back do trabalho desenvolvido. Estaavaliação final é obrigatória e será considerada para conceito final e carga horária da disciplina. Para o fórum, fica aberta a proposta de debates e comentários sobre as webaulas aqui apresentadas, unidades I e II, e dos capítulos do livro "Teoria Geral do Conhecimento", que você recebeu como texto base da disciplina. Portanto, mãos à obra e bons estudos!
O PENSAMENTO MÍTICO E O MITO NA GRÉCIA
Paramelhor compreendermos como nasce a Filosofia, é fundamental entendermos primeiro como se dá e o que representa um tipo de pensamento tão antigo quanto o próprio homem: o mito. Compreender a questão do mito não implica em estabelecer um olhar negativo, condenatório, mas na realidade, buscar as bases desta forma quase natural, ou imediata, do homem dar respostas aos problemas que o afligem. NaFilosofia não entenderemos o mito de forma pejorativa ou completamente negativa. Para nós, o mito é a primeira forma de explicação que o homem encontra para aquilo que ele desconhece. Todos os povos, todas as culturas possuem seus mitos: egípcios, babilônios, caldeus, romanos, gregos... Hoje ainda transmitimos nossos mitos de geração em geração, tornando plausíveis explicações que poderiam ser nomínimo constrangedoras para os nossos filhos se recorrêssemos apenas à racionalidade. Por exemplo, quando os pais recorrem ao mito da cegonha, buscam dar a explicação para a indagação da criança supondo que o interesse dela é o mesmo que eles pensam como resposta: o sexo. O que a criança espera é uma reposta à sua pergunta sobre a sua origem, se ela é filha deles na verdade e não um tratado de...
tracking img