Conhecendo a filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3322 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE CAPIXABA DE NOVA VENÉCIA
CIÊNCIAS CONTÁBEIS

FABIANA MONTE LONARDELLI
MICHEL SAMPAIO CONTARATO
SIRLENE CESCONETTO


CONHECENDO A FILOSOFIA

NOVA VENÉCIA
2012
FABIANA MONTE LONARDELLI
MICHEL SAMPAIO CONTARATO
SIRLENE CESCONETTO


CONHECENDO A FILOSOFIA

Trabalho apresentado à disciplina de Filosofia do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Capixaba de NovaVenécia, como requisito para obtenção da avaliação bimestral.
Professor: Tiago Ferreira

NOVA VENÉCIA
2012
1 INTRODUÇÃO

Em momentos de crise buscamos estabelecer circunstancias que nos levam a mudar de atitude, que indiquem algo bastante preciso, sobre as regras e opiniões pré-estabelecidas na sociedade.
O filosofo Sócrates nos mostra que precisamos questionar muito mais oque nos é passado emnosso cotidiano, perguntas devem ser feitas pra conhecimentos serem obtidos, os caminhos estão abertos para quem quiser ter um conhecimento mais amplo sobre sua própria vida, basta ter coragem e sair da caverna onde estamos presos, que é o nosso pré-conceito.

2 DESENVOLVIMENTO

Conhecendo a filosofia, descobrimos que a mesma se encontra ate mesmo nos filmes, o oráculo, que, por exemplo, é umtipo filosófico de receber e enviar mensagens, com dois significados diferentes ele pode ser uma mensagem misteriosa enviada por um Deus que necessita de uma interpretação especial.
O outro é uma pessoa que possui uma capacidade de receber mensagens de Deus e transmite-las, porém a mesmapode ser interpretada da forma que desejar. Os gregos chamam esse oráculo de Sibila.
Havia uma cidade naGrécia antiga chamada Defos, que tinha um Santuário dedicado ao Deus Apolo, sobre o portal de entrada tinha um letreiro com a seguinte frase: Conhece-te a ti mesmo. Sócrates o pai da filosofia resolveu um dia visitar este oráculo para compreender se o que diziam dele era verdade, todos o chamavam de Sábio, e ele mesmo não sabia o significado de ser sábio. Então o oráculo perguntou: O que você sabe?Sócrates respondeu: Só sei que nada sei, e o oráculodisse que Sócrates era o mais sábio de todos os homens, pois é o único que sabe que não sabe.
No filme Matrix é possível ver como o oráculo trabalha na vida dos personagens, a Sibila é a mulher interpretada pela atriz Carrie – Anne Moss que recebe e transmite a mensagem do oráculo, no filme os personagens Neo e Morfeu ambos os nomes gregos que temcomo significado: Neo é jovem na força e ardor da juventude. E Morfeu o nome de um espírito, filho do Sono e da Noite.
Esse espírito sobrevoava num silêncio mais que absoluto para todos os cantos do mundo, tinha o poder de voar e pousar sobre as cabeças dos humanos e tocando os com a papoula vermelha, podendo assim faze-los não só adormecer, mas também sonhar com ele em forma humana, e foiexatamente desta forma que Morfeu se comunicou com Neo no Filme pela primeira vez, o mesmo se surpreende com o espírito que aparece subitamente sabendo tudo da sua vida. Neo sempre teve a impressão de estar dormindo e sonhando sem saber exato se o que vivia era real ou ficção Morfeu ofereceu a Neo uma pílula azul e uma vermelha. Ingerindo a pílula vermelha ele entende a realidade, conhece a Matrix ecompreende que sempre esteve dormindo e sonhando.
Matrix em Latim significa um órgão dos mamíferos femininos, o Útero. Em uma linguagem técnica é um molde para a construção de peças, codificadores e decodificadores de cores primárias e sons, já na informática Matrixé entrada esaída de redes de guia e dispositivos lógicos. No filme há todos esses sentidos tanto de vida humana e uterina, quanto à vidaimaginaria com entradas e saídas de sinais lógicos.
Matrix tem o poder de controlar e usar a inteligência humana, construindo realidades virtuais e falsas onde todos, acreditamsendo o real feitiço, contra o feiticeiro, criada pela inteligência humana, se transforma em artificial e destrói a inteligência que a criou acabando com o sistema nervoso humano.
Conhecidos como cérebro eletrônicos...
tracking img