Romanos cap 1

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1859 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Livro de Romanos

"CONHECENDO O LIVRO DE ROMANOS”
Rm 1.1-17

INTRODUÇÃO:
O Livro de Romanos escrito pelo Apostolo Paulo, foi direcionado aos irmãos de Roma. O livro aborda várias questões importantes sobre a fé, salvação, justificação, comunhão, adoção, e outros. Com essa abordagem fica claro que o Apostolo ao dirigir-se aos irmãos, tem a finalidade que eles se firmem sobre osalicerces da sua santíssima fé.
Esse ensinamento é profundo e rico, declara a importância do Evangelho e seu compromisso em divulgá-lo, mostrando que é pela fé, somente pela fé que somos salvos. Rm 1.17

I – INFORMAÇÕES SOBRE O LIVRO DE ROMANOS.
1. Títulos.
É o livro de mais títulos recebeu até os dias de hoje: Evangelho Segundo Paulo, Evangelho do Cristo Ressurreto, Tratado TeológicoPaulino, Mais Puro Evangelho, Principal da Epistolas Paulinas, etc. Desde o final do primeiro século, Romanos vem ocupando o primeiro lugar dentre as Epistolas de Paulo, não na ordem cronológica e sim por sua importância. Em relação ao Judaísmo é uma epistola Apologética. Em relação ao Cristianismo é a exposição Magna da fé Evangélica. Entender Romanos é entender o Cristianismo.

2. Data e local daCarta.
O momento exato em que foi escrito não é mencionado na carta, mas foi obviamente escrito quando a coleta de dízimos para Jerusalém tinha sido montada e Paulo estava prestes a ir a Jerusalém, ou seja, no final de sua segunda visita a Grécia, durante o inverno que precedeu a sua última visita a essa cidade. A maioria dos estudiosos propõem unanimemente que a carta foi escrita no final dosanos de 56, 57 e 58.
A epístola aos romanos foi escrita por Paulo, provavelmente na cidade de Corinto, Grécia, enquanto ele estava hospedado na casa de Caio, Rm 16.23 e transcrita por um escriba chamado Tércio Rm 16.22. Há uma série de razões que convergem para a teoria de que Paulo a escreveu em Corinto, uma vez que ele estava prestes a viajar para Jerusalém ao escrevê-la, o que correspondecom Rm 15.23-26; Rm 16.1; At 20.1-3, onde é relatado que Paulo permaneceu durante três meses na Grécia. Isso provavelmente implica Corinto, pois era o local de maior sucesso missionário de Paulo, na Grécia.


3. Destinatário.
Paulo endereça a Carta aos irmãos que se encontravam em Roma, eles eram gentios e judeus, convertidos a Cristo, mediante a pregação do evangelho. Cabe ressaltar quenenhum Apostolo até então tinha estado na cidade de Roma. Os pregadores haviam sido pessoas que se converteram fora da cidade e ali chegando proclamaram o Evangelho da Verdade, conduzindo diversas pessoas a Cristo. Entre eles provavelmente estão Priscila e Áquila e outros, Rm 16.3-16

4. A influência do Livro de Romanos
Martinho Lutero qualificou a carta de Paulo aos Romanos como: "A maisimportante peça do Novo Testamento. É o mais puro Evangelho. Vale a pena para um Cristão não somente memorizar palavra por palavra, mas também ocupar-se com ela diariamente, como se fosse o pão diário da alma".
Romanos têm estado na vanguarda de vários movimentos importantes no protestantismo. As palestras de Martinho Lutero sobre Romanos que durou de novembro de 1515 a Setembro de 1516,provavelmente coincidiu com o desenvolvimento de sua crítica ao Catolicismo que o levou a afixar as 95 teses na porta da igreja castelo em Wittenberg, Alemanha, em 31 de Outubro de 1517. Em 1738, na audiência do "Prefácio de Lutero à Epístola aos Romanos" lido na Igreja de St. Botolph em Aldersgate Street, Londres, John Wesley disse que sentiu seu coração "estranhamente aquecido", uma experiência deconversão, que é muitas vezes vista como o início de Metodismo.

II – O ESCRITOR DA CARTA.
1. O autor da Epistola aos Romanos: Rm 1.1
Paulo: Foi uma pessoa com identidade própria. Biblicamente conhecido como Paulo de Tarso, pelos católicos e anglicanos conhecido por São Paulo, cujo nome original era Sha'ul ("Saulo"), mesmo nome do primeiro rei de Israel, nasceu em Tarso, na Cilícia, que atualmente...
tracking img