Mrp - planejamento de necessidades de materiais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1614 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
MRP é a sigla para Manufacturing Resources Planning, que possui dois significados em Português, planejamento de necessidades de materiais e planejamento dos recursos de manufatura, onde compartilham do mesmo tema – elas auxiliam as empresas a planejar e controlar suas necessidades de recursos com o apoio de sistemas informatizados, ou seja, é um sistema de cálculo paraautomatização do planejamento de materiais e programação de produção. Com o tempo, esse conceito desenvolveu-se de um foco na gestão de operações, que auxiliava o planejamento e controle das necessidades de materiais, para se tornar, atualmente, um sistema corporativo que apóia o planejamento de todas as necessidades de recursos do negócio. Nas empresas de manufatura sempre houve necessidade de um auxílioquanto as compras de suprimentos e materiais e o tempo a que estes deveriam ser comprados, algo que conciliasse de fato essas duas variáveis: tempo e disponibilidade.
Basicamente o MRP programa as atividades de modo a minimizar os problemas com estoque e tempo de produção de determinado produto. O que afeta diretamente na relação com o consumidor final, pois este atua como base para o tempo deentrega e quantidades a serem fabricadas, sendo determinante fundamental no processo de compras das matérias primas. E tem como objetivo definir as quantidades e momentos em que cada item deve ser produzido ou comprado, a fim de atender o planejamento da produção, e para isso ressalta que as estruturas de produto devem estar perfeitamente definidas assim como os tempos de obtenção ou fabricação.

MRPÉ uma ferramenta que permite que as empresas calculem quantidade de material necessário e o tempo preciso para atender as necessidades de suas demandas, assim como as que ainda podem ser solicitadas por outros consumidores. Para fazer isso, utiliza os pedidos em carteira, assim como previsões de pedidos que a empresa acha que irá receber. O MRP é um sistema que ajuda as empresas a fazercálculos de quantidades e tempo numa escala de grau de complexidade maior.
Uma forma fácil de compreender esse processo é imaginar que você decidiu dar uma festa, daqui a duas semanas, para 40 pessoas, além de cervejas, vinho e refrigerantes, você decide oferecer sanduíches e alguns aperitivos. Antes de ir às compras, provavelmente fará alguns cálculos, estimando a preferência de seus convidados porvinho tinto, vinho branco ou cerveja, assim como quantas pessoas devem comer e beber. Você talvez já tenha em sua casa bebida e comida que poderá usar; logo, deverá levar isso em conta quanto fizer sua lista de compras. Se alguns dos pratos de sua festa serão preparados partir de receitas, você deverá multiplicar as quantidades de cada ingrediente dessas receitas pelo equivalente a 40 pessoas;novamente, talvez você já tenha parte dos ingredientes em estoque. Além de calcular quanto é necessário de cada item, talvez queira considerar a possibilidade de preparar e congelar parte da comida na semana anterior, enquanto o resto será preparado no dia anterior ou no próprio dia da festa. Portanto, deverá decidir quando cada item será necessário, de modo que possa comprar no momento correto. Aoplanejar sua festa, você estará tomando uma série de decisões inter-relacionadas sobre o volume ( quantidade) e o momento em que os materiais serão necessários.
O MRP é um sistema que ajuda as em empresas a fazer cálculos de quantidade e tempo. Antes, nos anos 60 esses cálculos eram executados manualmente, de modo a garantir que teriam disponíveis os materiais certos nos momentos necessários. Apósos anos 60 houve a ampliação de uso de computares, de modo que esses cálculos passaram a ser executados mais detalhados e demorados, com auxílio de um computador, de forma rápida e relativamente fácil.

EVOLUÇÃO
Durante os anos 80 e 90 com os avanços tecnológicos e o aumento das necessidades do controle de materiais nas mais diversas áreas das empresas, , surgiu o MRP II, conhecido...
tracking img