Mps - melhoria de processos do software brasileiro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5401 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Nome da Escola



















MPS (Qualidade do Software Brasileiro)







Alunos:
Turma:














Dezembro- 2011
Salvador-BA


































MPS.BR - MELHORIA DE PROCESSO DO SOFTWARE BRASILEIRO



1 PREFÁCIO

O MPS.BR1 é um programa para Melhoria de Processo do SoftwareBrasileiro, está em desenvolvimento desde dezembro de 2003 e é coordenado pela Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (SOFTEX), contando com apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), da Financiadora de Estudos e Projetos(FINEP) e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A coordenação do Programa MPS.BR conta com duas estruturas deapoio para o desenvolvimento d as atividades, o Fórum de Credenciamento e Controle (FCC) e a Equipe Técnica do Modelo (ETM). Através destas estruturas, o MPS.BR obtém a participação de representantes de Universidades, Instituições Governamentais, Centros de Pesquisa e de organizações privadas, os quais contribuem com suas visões complementares que agregam qualidade aoempreendimento. O FCC tem como principais objetivos assegurar que as Instituições Implementadoras (II) e Instituições Avaliadoras (IA) sejam submetidas a um processo adequado de credenciamento e que suas atuações não se afastem dos limites éticos e de qualidade esperados, além de avaliar e atuar sobre o controle dos resultados obtidos pelo MPS.BR. Por outro lado, cabe a ETMatuar sobre os aspectos técnicos relacionados ao Modelo de Referência (MR-MPS) e Método de Avaliação (MA-MPS), tais como a concepção e evolução do modelo, elaboração e atualização dos Guias do MPS.BR, preparação de material e definição da forma de treinamento e de aplicação de provas, publicação de Relatórios Técnicos e interação com a comunidade visando a identificaçãoe aplicação de melhores práticas. A criação e o aprimoramento deste Guia Geral são atribuições da ETM, sendo que este guia faz parte do seguinte conjunto de documentos de apoio ao MPS.BR:

· Guia Geral;
· Guia de Avaliação [MPS.BR, 2006a]; e
· Guia de Aquisição [MPS.BR, 2006b].

Este Guia de Geral do MPS.BR descreve de forma detalhada o Modelo de Referência MR-MPS efornece uma visão geral sobre os demais guias que apóiam os processos de avaliação e de aquisição. Este guia tem como referência a Norma Internacional ISO/IEC 12207:1995/Amd 1:2002 e Amd 2:2004, a ISO/IEC 15504 e o modelo CMMI-SE/SWSM 2 (Capability Maturity Model Integration). O detalhamento do Guia Geral envolve a definição dos níveis de maturidade, seus processos e capacidade, alémdos resultados esperados provendo uma estrutura de trabalho para uma instituição que deseje implementar o MR-MPS.
Esta versão do Guia Geral contempla as seguintes modificações em relação à
versão 1.0:
MPS.BR-Guia Geral V1.1-Maio/2006

· correção da ortografia e reestruturação do documento ;
· inclusão e atualização de itens no glossário;
· adequação das referências;e,
· melhoria da definição de alguns resultados de processo e resultados de atributos
de processo, com o intuito de facilitar o entendimento e aplicabilidade do Modelo
de Referência MR-MPS.BR.


2 INTRODUÇÃO

As mudanças que estão ocorrendo nos ambientes de negócios têm motivado as empresas a modificar estruturas organizacionais e processos produtivos, saindo da visãotradicional baseada em áreas funcionais em direção a redes de processos centrados no cliente. A competitividade depende, cada vez mais, do estabelecimento de conexões nestas redes, criando elos essenciais nas cadeias produtivas. Alcançar competitividade pela qualidade, para as empresas de software, implica tanto na melhoria da qualidade dos produtos de software e serviços...
tracking img