Movimentos sociais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1340 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Índice
Introdução........................................................................... Pág. 3
Movimento feminista ........................................................... Pág. 4
Movimento ambientalista...................................................... Pág. 5
Movimento operário ............................................................ Pág. 6
Qual a diferença entre osmovimentos sociais....................... Pág. 7
Movimento melhora do transporte coletivo............................ Pág. 7
Conclusão........................................................................... Pág. 8
Bibliografia.......................................................................... Pág.9

Introdução
Neste projeto que irei apresenta vou mostra como os movimentos feministas,movimento ambientalista e o movimento operário como surgiu, qual eram suas metas entre outros. E mostrarei qual a diferença entre esses movimentos sociais.

Feminismo
O feminismo é um movimento que tem origem no ano de 1848, na convenção dos direitos da mulher em Nova Iorque. Este movimento adquire cunho reivindicatório por ocasião das grandes revoluções. As conquistas da Revolução Francesa, quetinha como lema Igualdade, Liberdade e Fraternidade, são reivindicadas pelas feministas porque elas acreditavam que os direitos sociais e políticos adquiridos a partir das revoluções deveriam se estender a elas enquanto cidadãos. Algumas conquistas podem ser registradas como conseqüência da participação da mulher nesta revolução, um exemplo é o divórcio.
Movimento feminista
Durante váriosséculos, as mulheres estiveram relegadas ao ambiente doméstico e subalternas ao poder das figuras do pai e do marido. Quando chegavam a se expor ao público, o faziam acompanhadas e geralmente se dirigiam para o interior das igrejas. A limitação do ir e do vir era a mais clara manifestação do lugar ocupado pelo feminino. A transformação desse papel recluso passou a experimentar suas primeirastransformações no século XIX, quando o governo imperial reconheceu a necessidade de educação da população feminina.
No século XX, os papéis desempenhados pela mulher se ampliaram quando algumas destas se inseriram em uma sociedade industrial, onde assumiram uma gama diversa de postos de trabalho. A revolução dos costumes engendrada na década de 1960 abriu caminho para que o feminismo se tornasse ummovimento de maior força e combatividade. Mesmo sob o contexto da ditadura, as mulheres passaram a se organizar para questionarem mais profundamente seu papel assumido na sociedade.
Dessa forma, chegamos à atualidade vendo que a ação feminista não mais se comporta apenas na formação de movimentos organizados. Sendo assim, a intenção de se pensar sobre as necessidades da mulher não mais atravessa adificuldade de se criar um projeto amplo e universalista. Entre as grandes e pequenas demandas, as mulheres observam que a conquista de sua emancipação abre portas para a compreensão e a resolução de outros novos desafios.
Movimento Ambientalista
Ao longo dos últimos tempos, temos visto que muitas ações irresponsáveis ou mal pensadas surtiram enormes prejuízos para o meio ambiente e afetaram aqualidade de vida de grande número de pessoas, por todo globo. A poluição, o desmatamento, o tráfico de animais, o consumo desregrado, entre outros tantos problemas ambientais têm causado desequilíbrios em nosso planeta.
Assim, para contrapor essas questões preocupantes, em todos os países têm se fortalecido movimentos populares por meio de reivindicações visando à proteção do meio ambiente. Omovimento ambientalista tem alcançado enorme sucesso em várias partes do mundo pela sua admirável capacidade de adaptação às condições de comunicação e mobilização da atualidade.
O movimento ambientalista está embasado no trabalho das organizações de base (ONGs, associações de bairros, grêmios estudantis etc.) e segue, de modo geral, um calendário próprio, promovendo ao longo do ano uma série...
tracking img