Paquimetor e micrometro

372 palavras 2 páginas
LUIZ GONZAGA – O REI DO BAIÃO

Luiz Gonzaga foi um ícone da música brasileira do estilo forró clássico tradicional, nasceu na fazenda caiçara zona rural em Exu na Serra do Araripe Estado Pernambuco no ano de 1912, era filho de um senhor Januário José Santos e de Ana Batista de Jesus agricultora e dona de casa.
Desde pequeno Luiz Gonzaga gostava da sanfona de oito baixos e pegava a de seu pai sempre que podia. Luiz Gonzaga também tocava zabumba quando seu pai participava de festas, feiras e forrós. Ainda garoto Luiz Gonzaga fazia questão de acompanhar seus pais às festas onde podia tocar por mais tempo, diferente dos outros garotos de sua idade que queriam ir para se divertirem, Luiz Gonzaga gostava era de ficar no palco tocando com seu pai.
Gonzaga aos seus 18 anos de idade serviu o exército brasileiro como voluntário e viajou pelo Brasil e viu oportunidades de tocar em festas experimentando várias culturas que continha em outros estados ao mesmo tempo alegrando por onde passava. Em 1939 saiu do exército e foi tentar uma vida no rio de janeiro tocando em festas e ruas na lapa sem receio algum, e sem intenções de fazer sucesso foi apenas pra ganhar alguns trocados tocando sua primeira sanfona nova.
O talento chamou atenção de varias pessoas ao seu redor e criando oportunidades em programas de calouros e rádios chegando em primeiro lugar com a musica vira e mexe, sua habilidade e experiência em tocar sanfona foi crescendo cada dia, com isso criou seu próprio personagem e se vestindo de vaqueiro nordestino.
Depois começou a parceria com Humberto Teixeira, e os dois compuseram sucessos como Baião, Meu Pé de Serra, Juazeiro e Mangaratiba, Paraíba, Baião de Dois e uma das mais bonitas canções da música brasileira, Asa Branca. Esta musica Asa Branca virou um hino do povo nordestino que tanto sofre com fome e seca, foi um ótimo cantor ganhou vários prêmios disco de ouro entre outros, gravou várias musicas com participações com os principais cantores de sucesso da

Relacionados

  • Paquimetor e micrometro
    1145 palavras | 5 páginas