Movimentos sociais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (331 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O que são movimentos sociais;
Movimentos socias são grupos que, conscientizados das carências e pressões sociais, buscam não somente a conquista dos seus direitos legítimos, mas principalmente acriação de uma nova ordem social. Em linhas gerais, o conceito de movimento social se refere à ação coletiva de um grupo organizado que objetiva alcançar mudanças sociais por meio do embate político,conforme seus valores e ideologias dentro de uma determinada sociedade e de um contexto específicos, permeados por tensões sociais. Podem objetivar a mudança, a transição ou mesmo a revolução de umarealidade hostil a certo grupo ou classe social. Seja a luta por um algum ideal, seja pelo questionamento de uma determinada realidade que se caracterize como algo impeditivo da realização dos anseiosdeste movimento, este último constrói uma identidade para a luta e defesa de seus interesses. Torna-se porta-voz de um grupo de pessoas que se encontra numa mesma situação, seja social, econômica,política, religiosa, entre outras.

Para que servem;
Os movimentos sociais são muitos importantes para o nosso país, pois servem para bater de frente com a corrupção, com o errante governo brasileiro, lutampelos seus direitos que aliás não deveriam estar lutando, afinal DIREITO é DIREITO, é assim com pessoas unidas com um ideal para tentar melhorar o país que eu ainda vejo um pingo de esperança nessaterra corrupta e maléfica que chamamos de Brasil.

Dentre os movimentos sociais que conheces, qual acreditas ter relevâncis? por quê?
Todos os Movimentos Sociais são de extrema importância, porquecobram mudanças, reivindicam transformações, mostram quando a povo não está satisfeito com as medidas adotadas por governantes, além de cobrar medidas quando necessário, porém os Movimentos Sociais vemperdendo força com o passar do tempo. Os que ainda sobrevivem são poucos tais como o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra), UNE (União Nacional dos Estudantes) e a CUT (Central Única dos...
tracking img