Resenha critica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1755 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RUSSO, Rosária de Fátima Segger Macri; RUIZ, Jose M; CUNHA, Rosana Paulo da. Liderança de Influência nas Fases da Gestão de Projetos. Revista Produção, v. 15, n.3, p. 362-375, Set/Dez. 2005.
Disponível em: . Acesso em: 02 nov. 2012.

1 CREDENCIAIS DOS AUTORES
Rosária de Fátima Segger Macri Russo é doutoranda em Administração pela FEA/USP, Mestre pela FEA/USP em Administração, MBA emAdministração de Projetos, pela FIA, tecnóloga em Processamento de Dados pela FATED, e também certificada PMP pelo Project Management Institute (PMI). Trabalhou mais de 25 anos com tecnologia da informação de sistemas e ministra aulas em faculdades como FIAP, FIA E FATEC. Outras obras:
_____. Segurança no SPB - Sistema de Pagamentos Brasileiro. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra)._____. A sustentabilidade na gestão da inovação: o caso Cognis Brasil. Desafio (Campo Grande), 2011.
Não foi possível encontrar as credenciais dos outros dois autores Jose Ruiz Moreno e Rosana Paulo da Cunha, pois seus currículos não estavam na Plataforma Lattes e não continha nenhum artigo publicado no Scielo, além do que está sendo exposto, no nome de um dos autores.

2 RESUMO DA OBRA
Osautores começam com uma visão geral de liderança e a importância desta qualidade em um gerente de projetos, mostrando a forma que esse atributo influencia no resultado final do projeto. Apontam também, a minimização do reconhecimento do “real papel” desse profissional e as competências e habilidades necessárias para o sucesso do trabalho para o qual o ele se volta.
A Base conceitual é dividida emvários subtítulos para o melhor entendimento do significado de sucesso em um projeto e suas métricas.
Sucesso do Projeto, no modelo de pesquisa da empresa The Standard GroupInternational Inc., a qual divide os projetos em: Projeto de Sucesso (com todos os requisitos necessários completos), Projeto Modificado (alterado em uma das fases de aplicação) e Projeto Fracassado(cancelado em uma das fases deimplementação). Russo, Ruiz & Cunha (2005), analisam a tabela publicada pela empresa em 2003, a qual consta o crescimento de Projetos de Sucesso e o decrescimento nos Projetos Modificado e Fracassado. Com esses resultados e baseados nos autores Shenhar, Dvyr e Levy (1997) expõem quatro dimensões as quais se baseiam nas diferentes percepções de sucesso.
Liderança, a definição de liderança expostabaseia-se nos autores Maximiano (2002) e McGregor (aput CLELAND, 1999) os quais dizem que “Liderança é o processo de conduzir as ações (...).” e que “há, pelomenos, quatro componentes no contexto da liderança: Líder (...); Liderados (...); Tarefa ou Missão (...); e Conjuntura (...).”, respectivamente.
Competências e Habilidades, tendo como base o trabalho de Bennis (apud CLELAND, 1999), sãoexpostos quatro tipos de gerenciamento como habilidades necessárias em um líder: Gerenciamento da atenção (capacidade de fixar a intenção e metas do projeto), Gerenciamento do significado (responsabilidade de comunicar o resultado do projeto), Gerenciamento da confiança (capacidade de fazer com que os liderados cofiem no líder), Gerenciamento de si mesmo (crítico, baseado na motivação, conhecimento ehabilidade da pessoa.
Inteligência emocional, habilidade encontrada na maioria dos líderes a qual não se baseia em testes de Q.I, no entanto está diretamente ligada a dois componentes, sendo eles: Competência Pessoal (inclui autoconsciência, autoconsciência emocional, auto avaliação precisa, autoconfiança, autogestão, autocontrole emocional, transparência, adaptabilidade, superação, iniciativa eotimismo), e Competência Social (inclui consciência social, empatia, consciência organizacional, serviço, administração de relacionamentos, inspiração, influência, desenvolvimento dos demais, catalisação de mudanças, gerenciamento de conflitos, trabalho em equipe e colaboração e comunicação).
Líder nato ou construído? O assunto em questão trata da liderança como algo biológico, ou algo que se...
tracking img