Movimentos ambientais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2386 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MOVIMENTOS AMBIENTALISTAS¹

RESUMO: Esse artigo expõe o produto de pesquisas e palestra sobre o minicurso “Movimentos Ambientalistas” apresentado no V CONEEJT, realizado na instituição Educandário Juvêncio Terra no dia dois de junho de dois mil e doze. Tem por objetivo apresentar a educação ambiental como peça chave na formação de cidadãos conscientes de suas responsabilidades socioambientais eativos no que diz respeito à constante luta em prol do meio ambiente, e como os movimentos ambientais têm se popularizado através da mídia e proporcionado novas perspectivas às questões ambientais. Além de apresentar o minicurso Movimentos Ambientalistas, o V CONEEJT ainda tratou dos temas Aquecimento Global, Água, Agenda 21, Energia, Desenvolvimento Sustentável, (Des)Envolvimento Sustentável,Reciclagem, Geopolítica Ambiental e Radioatividade.

PALAVRAS – CHAVE: Educação ambiental; meio ambiente; movimentos ambientais; problemas ambientais; sustentabilidade.

ABSTRACT: This article exposes the product of research and lecture on the course "Environmental Movements" presented at the V CONEEJT, made ​​in establishing Educandário Juvêncio Terra on June 2, two thousand and twelve. Aimsto introduce environmental education as a key part in the formation of citizens aware of their social and environmental responsibilities and assets with respect to the constant struggle for the environment, and how the environmental movement have provided new perspectives on environmental issues. Besides showing the course Environmental Movements, V CONEEJT yet addressed the issues Global Warming,Water, Agenda 21, Energy, Sustainable Development, (Dis) Engagement Sustainable, Recycling, Geopolitics and Environmental Radioactivity.

KEYWORDS: Environmental education, environment, environmental movements, environmental problems, sustainability.

1. INTRODUÇÃO
Os movimentos ambientais surgem num contexto em que a natureza clama por socorro, em que ações irresponsáveis e impensadassurtiram enormes prejuízos para o meio ambiente e afetaram a qualidade de vida de muitos. Os inúmeros problemas ambientais, como poluição e desmatamento ganham evidência, com isso a coletividade adquire consciência e começa a se mobilizar para contrapor essas questões preocupantes. Nascem assim os movimentos ambientais e alcançam todo o globo.
Os movimentos ambientais tem assumido uma crescenteinfluência na formulação e implementação de políticas públicas e na promoção de estratégias para um novo estilo, sustentável, de desenvolvimento.

2. EDUCAÇÃO AMBIENTAL: O PAPEL DO CONHECIMENTO NO TRATO DAS QUESTÕES AMBIENTAIS
A problemática da sustentabilidade assume neste novo século um papel central na reflexão sobre as dimensões do desenvolvimento e das alternativas que se configuram. O quadrosocioambiental que caracteriza as sociedades contemporâneas revela o impacto dos humanos sobre o meio ambiente tem tido consequências cada vez mais complexas, tanto em termos quantitativos quanto qualitativos.
No amplo espectro de práticas e atores é conferido ao movimento ambiental um caráter multissetorial que congrega inúmeras tendências e propostas orientadoras de suas ações, considerandovalores como equidade, justiça, cidadania, democracia e conservação ambiental. Nesse amplo universo de ONGs, algumas fazem trabalho de base, outras são mais voltadas para a militância, outras têm um caráter mais político e outras implementam projetos demonstrativos.
A educação ambiental aparece como peça chave na formação de cidadãos conscientes de suas responsabilidades socioambientais e promovervalores e sentimentos que motivem as pessoas e os grupos a se tornarem participantes ativos na defesa do meio ambiente e na busca de soluções para os problemas ambientais.

2.1. O destaque dos movimentos ambientais a partir da década de 1970
  Houve em 1972, na Suécia, a Primeira Conferência Mundial sobre o Meio Ambiente, promovida pela ONU e com a participação de dezenas de Estados. Naquele...
tracking img