Robotica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2138 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Robótica

O termo robótica refere-se ao estudo e a utilização de robôs; a robótica é o ramo tecnológico que estuda o design, construção e o uso de máquinas (robôs) para executar tarefas tradicionalmente feita por seres humanos.
A origem do termo robô vem da palavra Checa ”robota” que significa trabalho forçado.
O conceito de que os robôs podem competir ou rivalizar com os humanos é comum. Emsua série Eu, Robô, Isaac Asimov cria as Três Leis da Robótica em uma tentativa literária de controlar a competição dos robôs com os seres humanos, estas leis são:
1. Um robô não pode machucar um ser humano, ou, por omissão, permitir que um ser humano se machuque.
2. Um robô deve obedecer as ordens recebidas pelos seres humanos, a não ser no caso de estas ordens entrarem em conflito com aPrimeira Lei.
3. Um robô pode proteger sua própria existência, contanto que tal proteção não entre em conflito com a Primeira ou Segunda Leis.
Essas leis são, atualmente, entendidas numa perspectiva puramente ficcional, pois no tempo em que foram escritas não se imaginava o desenvolvimento vertiginoso que iria ocorrer nesta área. Os robô, tal como os conhecemos hoje, não procuram ser verdadeirasimitações humanas, nem pretendem ser outras formas de vida.
A ideia de se construir robôs começou a tomar força no início do século XX com a necessidade de aumentar a produtividade e melhorar a qualidade dos produtos. É nesta época que o robô industrial encontrou suas primeiras aplicações, o pai da robótica industrial foi George Devol. Devido aos inúmeros recursos que o sistema de microcomputadoresnos oferece, a robótica atravessa uma época de contínuo crescimento que permitirá, em um curto espaço de tempo, o desenvolvimento de robôs inteligentes fazendo assim a ficção do homem antigo se tornar a realidade do homem atual.






Dentre as principais vantagens na utilização dos robôs podemos citar:
• O robô apresenta a "capacidade de inteligência" superior a de qualquer ser humano,podendo executar qualquer tarefa que lhe for dada com precisão incontestável, dependendo somente de sua capacidade de processamento de informações inseridas pelo Homem.
• Um robô não morre naturalmente, a sua parte eletrônica se torna obsoleta, podendo o homem atualiza-lo (retrofitting) ou sucatá-lo. A sua estrutura mecânica pode ter uma vida superior a 25 anos.
• Dentre as principais utilidadesde um robô podemos destacar aplicações direcionadas ao setor industrial, pesquisas científicas, exploração espacial, testes nucleares e realização de tarefas domésticas simples.

APLICAÇÃO INDUSTRIAL

Os robôs industriais não se parecem com os humanos, mas fazem o trabalho deles, substituindo-os no desempenho das tarefas desagradáveis e nocivas para as pessoas.
Na aplicação industrial dosrobôs, que é a mais generalizada, estes exercem funções repetitivas de produção direta ou de controle de processos de fabrica, em vários ramos da indústria, nomeadamente, na indústria automóvel, nuclear (utilização dos robôs em instalações nucleares para transportar plutônio, substituindo o homem numa tarefa de alto risco), comercial, etc.
A utilização de robôs nas indústrias é uma realidade,inclusive no Brasil, pois com eles
as atividades repetitivas, perigosas e de muita precisão são realizadas com maior sucesso e rapidez. Em uma linha de produção são capazes de desempenhar funções arriscadas ao manuseio humano, como, por exemplo, transportar vidros para montagem de automóveis.

As vantagens dos robôs industriais podem resumir-se da seguinte maneira:

.Flexibilidade;
.Altaprodutividade;
.Melhor qualidade dos produtos;
.Aumento da qualidade da vida humana, pelo desempenho de tarefas indesejadas.

No entanto, uma desvantagem da introdução de robôs na indústria é o aumento de desemprego pois o trabalho efetuado pelas pessoas é substituído pelos robôs.





APLICAÇÃO ESPACIAL

Também em tecnologia espacial a robótica tem tido aplicação pois, em 1981/82, o ”braço...
tracking img