Movimento ambiental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 28 (6821 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

1. A relação do homem com a natureza
2. Histórico dos movimentos ambientais mundiais
3. Histórico da política ambiental Brasileira
4. O movimento ambientalista
5. O movimento ambientalista na atualidade
6. Conclusão
7. Referências BibliográficaIntrodução

1 - A relação do homem com a natureza

Anteriormente o homem trabalhava para atender as suas necessidades,trabalhava por prazer. A necessidade de sobrevivência fazia com que ele criasse estratégias, métodos para garantir as suas condições de vida. Segundo Lukácks o homem ao utilizar-se da natureza, ao transformá-la também se transformava. Ou seja, devido à necessidade de quebrar-se um coco fazia com que ele adquirisse novos conhecimentos e habilidades que antes não possuía. Por exemplo: ele precisava de algopara se quebrar um coco, existia então uma necessidade a ser superada, foi se criado o machado e depois outras necessidades viriam à tona e assim foi-se por algum tempo. Após alguns anos, décadas, séculos, essa forma de viver e de pensar desse homem sofreu grandes transformações. Esse homem hoje conhecido como o trabalhador não produz por prazer, para si, mas produz para o capitalista que possuia propriedade privada, e o dinheiro para comprar a força de trabalho desse. (Marx, 1984, I, 2:153) Qualquer que seja a forma social do processo de produção, este tem de ser contínuo ou percorrer,periodicamente,sempre de novo,as mesmas fases. Uma sociedade não pode parar de consumir, tampouco deixar de produzir. Considerado em sua permanente conexão e constante fluxo de sua renovação, todo processosocial de produção é, portanto, ao mesmo tempo, processo de reprodução. Este processo de produção e reprodução, a conseqüência gerada por esse consumismo dentro da sociedade capitalista faz com que o meio ambiente sofra sérias consequências. A cada ano estatísticas vem à tona e por sinal assustam a nossa sociedade. Porém esta parece não se importar tanto devido à efetivação cada vez maior dasindústrias e o consumismo acelerado gerado pela ordem vigente. A consequência disto é que o meio ambiente acaba ficando para o segundo plano. A sustentabilidade hoje vem sendo uma das palavras mais discutidas em congressos, reuniões e até mundialmente. Devida a essa preocupação com a conservação do meio ambiente em que vivemos. Porém não se deve pensar somente nessa preservação do meio ambiente, poisa complexidade é muito maior. Deve-se ultrapassar essa aparência e mergulhar na sua essência na sua totalidade. Podemos tomar como partida a situação de milhares de pessoas que hoje não possuem condições básicas de existência. Ou seja: alimentação, educação e saúde de qualidade. A lógica burguesa nos coloca um véu que nos impede de apreender o real (imediato) ao mediato (crítico). Ou seja, que nãoreconheçamos a totalidade existente. Para pensarmos em sustentabilidade devemos colocar como primeiro fator a sustentabilidade social presente em nosso cotidiano, nessas contradições entre capital e trabalho. Para então podermos nos aproximar das questões presentes dentro do meio ambiente, desmatamento, poluição entre outras.

2 - Histórico dos movimentos ambientais mundiais
OsMovimentos Ambientalistas começam a surgir a partir de meados do século XIX, devido a necessidade de solucionar os problemas ambientais causados pela ação do homem ao explorar os recursos naturais de forma abusiva e indevida. Estes movimentos se manifestaram de formas distintas e em lugares diferentes por todo o mundo, mas não se sabe ao certo onde se iniciou. Em 1964 o autor George Perkim Marsh,publicou o livro Man and Natureza, considerado um marco no ambiental ismo americano.O livro aborda questões sobre o desperdício e a destruição do planeta, que ao longo dos anos se tornará inabitável a todos os seres humanos.
Em meados da década dos anos 50 já no século XX é que o movimento ambientalista se expande com as expressões humanas sobre o meio ambiente e a interferência na vida da...
tracking img