Movimento sindical

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (399 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MOVIMENTO SINDICAL.

Os movimentos sociais começaram a surgir logo após a Primeira Revolução Industrial, essa que também teve um papel crucial no capitalismo e seu futuro pois originou osurgimento de duas classes sociais: Os proprietários (donos de empresas e fábricas) e o proletário (os operários).
Para terem cada vez mais lucro os donos de fábricas aumentavam a produção cada vez mais aprodução, o que resultava em uma carga horária exaustiva para os trabalhadores, que não eram bem renumerados, logo se organizaram em busca de uma carga horária mais justa e de não aceitar qualquer coisaproposta pelos patrões.
O sindicalismo foi proibido em vários lugares do mundo, principalmente na Europa, aonde, logo após a Revolução Francesa foram aprovadas várias leis contra o movimento, masno século XIX os movimentos voltaram a funcionar, de maneira clandestina. O final do século o sindicatos voltaram a ser legalizados. O sindicalismo também passou a ter influência comunista,principalmente após a segunda guerra mundial.
O movimento começou no Brasil com a chegada dos imigrantes europeus no país, após a abolição da escravatura. Já acostumados com condições de trabalho dignas naEuropa, eles se depararam com um ambiente muito atrasado de trabalho, o que levou a organização dos primeiros sindicatos brasileiros. O sindicalismo se fez mais presente no começo do século XX em SãoPaulo e no Rio de Janeiro. Em São Paulo o movimento estava mais ligado a anarquia italiana, houveram revoltas e rebeliões que sofreram repressão policial. No Rio o movimento se preocupava mais comquestões imediatas como salário e carga horária.
No governo do populista Getúlio Vargas, conhecido pelo trabalho pelos trabalhadores, foram constituídas a unificação das classes patronais e operárias e aunicidade sindical (proibição da criação de mais de um sindicato representativo de categoria profissional ou econômica na mesma base territorial. As organizações sindicais com o tempo passaram a...
tracking img