Movimento ambiental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1405 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

No dia 5 de junho de 1972 em Estocolmo (capital da Suécia) começaram a falar a reação da ONU (Organização das Nações Unidas) sobre o meio ambiente humano. A primeira reunião feita para tratar do meio ambiente, evento que colocou a questão até mesmo na pauta política global.

Fora das negociações, dois grupos completamente diferentes também haviam se reunido.

O primeiro grupo erapequeno, formado por cientistas que estavam cada vez mais preocupados com o crescimento populacional, com a poluição e principalmente com o uso de recursos naturais.

O segundo grupo já era grande, eram formados pelo que chamamos hoje de sociedade civil, que promoviam manifestações, marchas ou passeatas, diálogos e até canções. Para promover também na política sobre o controle da poluição,direitos civis e o vegetarianismo.

[pic]
Esse protocolo foi feito para firmar acordos e metas entre países para a diminuição de gases de efeito estufa, principalmente para os países mais industrializados, além de arranjar maneiras de reduzir o impacto ambiental
Esse nome origina-se no Japão, em Kyoto, cidade em que foi a reunião para a assinatura de 84 países presentes, que comprometeram-se aadotar as medidas de redução.

Essas metas não são iguais para todos os países, sendo rígidas para os 38 países que mais emitem gases. O protocolo não visa somente distribuir metas e medidas de redução de gases como tambem recursos a serem substituídos por outros de menos impacto, tal como o petróleo. Por essa mesma razão, o país com maior emissão de gases, EUA, desligou-se do protocolo em 2001,alegando que essas medidas iriam comprometer seu desenvolvimento econômico.

[pic]
O aquecimento global é, teoricamente, um processo impactante do que está rotinamente acontecendo com o mundo. Esse processo é a radiação solar em direção a terra em forma de ondas de luz, ela vai para a atmosfera e volta para o espaço em forma de radiação infravermelha, porém parte dessa radiação fica presa nessacamada atmosféria, isto é chamado de efeito estufa. Esse efeito é muito importante, pois mantém a temperatura e a sobrevivência de todos os seres vivos, mas essa camada atmosférica vem ficando cada vez mais grossa e faz com que a radiação infravermelha fique ainda mais retida na terra, por conta do acumulo de gases poluentes.
Conforme cientistas do Painel Intergovernamental em Mudança do Clima(IPCC – Intergovernmental Panel of climated change), da Organização das Nações Unidas (ONU), o século XX foi o mais quente dos últimos cinco,

Há quem diz que o aquecimento global é somente uma transição natural da Terra e que toda essa especulação é um exagero, que não passa de um mito da mídia para que a população fique preocupada, não deixa de ser bom para aqueles que se preocupam com o meioambiente e ajude com a sua preservação.

[pic]

A Rio+20 é a maior conferencia de desenvolvimento sustentável do mundo, ela é promovida pela ONU (Organização das Nações Unidas). Seu nome tem como significado 20 anos após a Rio 92.
Ela aconteceu nos dias 20 a 22 de junho de 2012, no Rio de Janeiro, tendo a participação de 193 Estados-membros da ONU, representados pelas suas delegações e tambémpor grupos selecionados representantes da sociedade civil.
Tem como tema a Econimia Verde que é tanto o desenvolvimento sustentável como a erradicação da pobreza, ou seja, o bem estar humano e a igualdade social; e a Estrutura Institucional, que é através de sanções (acordos) entre os países para o desenvolvimento sustentável econômico, social e ambiental.
Os resultados esperados naconferencia foram a renovação do comprometimento político com o meio ambiente; a avaliação das conquistas e o que ficou a desejar em relação aos acordos firmados nas ultimas conferencias; Discutir os desafios emergentes e mais importantes e criar uma agenda de compromissos em prol do desenvolvimento sustentável nos próximos anos.


[pic]
O Greenpeace é uma ONG (Organização Não-Governamental), seu...
tracking img