Motores eletricos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 50 (12338 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO



O presente trabalho tem por objetivo demonstrar os variados tipos, o funcionamento, as principais características técnicas e as aplicações dos motores elétricos na indústria, citando: suas constituições, as vantagens de suas utilizaçõese suas especificações.

Serão descritos no trabalho: um histórico sobre os mesmos, relatando o conceito básico de funcionamento, o campo magnético, e a evolução destas máquinas girantes possibilitando a modernização das indústrias de processos através do surgimento e da disponibilidade de variados tipos de motores voltados às mais diferentes aplicações.

Serãoapresentados os sistemas de proteção térmica, sensores e dispositivos usados na proteção desses motores de forma a possibilitar o seu funcionamento pelo tempo mínimo estimado de sua vida útil. Analizar-se-ão os tipos de ligações estrela-triângulo e série-paralela. Os tipos de partidas, partida direta e partidas indiretas. Em especial uma descrição do funcionamento dos motores assíncronos de induçãoacionados por inversores de freqüência que hoje são usados na maioria dos equipamentos implantados nas indústrias modernas.

Aos motores usados nos elevadores e nos transportadores de peças será feita uma descrição de suas características e uma análise do funcionamento destes equipamentos.

Sobre a empresa John Deere, será descrito um relato de sua história e suas principaisatividades atualmente, citando: as indústrias montadoras, os equipamentos da linha de montagens de tratores, as empresas terceirizadas trabalhando no processo de implantação e os critérios de segurança do trabalho.



































1 A EMPRESA



A John Deer é uma empresa multinacional que é voltada ao setor maquinário agrícola. Começou fabricando arados em 1837 quandofoi fundada pelo ferreiro John Deer e hoje é considerada líder mundial em sistemas mecanizados agrícolas. Possui unidades em de negócios em 180 paises proporcionando milhares de empregos diretos e indiretos. Essas unidades podem ser: indústrias de motores, indústrias montadoras de máquinas, fábricas de implementos agrícolas, centros de pesquisas tecnológicas, unidades de monitoramento de plantio ecolheita, unidades de vendas, unidades administrativas, unidades de serviços financeiros como bancos de financiamento, além de outras mais, sempre unidades de negócios voltadas ao segmento agrícola.

1.1 indústrias montadoras

Dentre essas unidades, as indústrias montadoras somam um número de 34 fábricas em todo o mundo estando localizadas em 12 paises e geram 47 mil empregos diretos.No Brasil, estão localizadas em: Catalão, estado de Goiás (GO), fábrica de colheitadeiras; Horizontina, Rio Grande do Sul (RS), fábrica de tratores, colheitadeiras e implementos agrícolas; Montenegro, RS, em fase de implementação, fábrica de tratores.

[pic]
fig. 1 unidade de Montenegro RS

1.2 unidade de Montenegro RS

A principal atividade desta unidade, hoje com 350 funcionários, é a montagemde tratores, no entanto, também são executados serviços de usinagem. A montagem das máquinas é feita por mecânicos montadores especializados. Sendo uma montagem em série, cada grupo de montadores atende a uma etapa específica em postos de montagem que são divididos em 7 setores: chassy, eixo dianteiro, transmisão, pinturas, solda, cabine e linha final.

1.2.1 equipamentos da linha de montagem detratores

Pontes rolantes; talhas elétricas; parafusadeiras, ou como também são chamadas: apertadeiras elétricas e pneumáticas; prensas hidráulicas; dispositivos de manobras; transportadores de peças; elevadores; exaustores. São alguns dos equipamentos usados pelos mecânicos montadores durante o processo de montagem dos tratores. Em cada posto de trabalho também é disposto um computador de forma...
tracking img