Motor diesel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 59 (14674 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Motor Diesel





























Motor Diesel




















SALVADOR
2 00 6

Copyright © 2003 por SENAI CIMATEC. Todos os direitos reservados.

Área Tecnológica Automotiva

Elaboração: Enoch Dias Santos Junior; Técnico.

Revisão Técnica: Renato Jorge Santos Araújo, Técnico.

Revisão Pedagógica: MariaInês de Jesus Ferreira

Normalização: Maria do Carmo Oliveira Ribeiro












Catalogação na fonte (Núcleo de Informação Tecnológica – NIT)
________________________________________________________

SENAI CIMATEC – Centro Integrado de Manufatura
e Tecnologia. Sistema Elétrico de Carga e Partida. Salvador, 2005.
95p il. (Rev.00)



I. SistemaElétrico de Carga e Partida I. Título

CDD
________________________________________________________


SENAI CIMATEC
Av. Orlando Gomes, 1845 - Piatã
Salvador – Bahia – Brasil
CEP 41650-010
Tel.: (71) 462-9500
Fax. (71) 462-9599
http://www.cimatec.fieb.org.br


MENSAGEM DO SENAI CIMATEC



O SENAI CIMATEC visa desenvolver um programa avançado de suporte tecnológico para suprir asnecessidades de formação de recursos humanos qualificados, prestação de serviços especializados e promoção de pesquisa aplicada nas tecnologias computacionais integradas da manufatura.





Com uma moderna estrutura laboratorial e um corpo técnico especializado, o CIMATEC desenvolve programas de intercâmbio tecnológico com instituições de ensino e pesquisa, locais e internacionais.Tudo isso sem desviar a atenção das necessidades da comunidade, atendendo suas expectativas de formação profissional, suporte tecnológico e desenvolvimento, contribuindo para uma constante atualização da indústria baiana de manufatura e para a alavancagem do potencial das empresas existentes ou emergentes no estado.





















APRESENTAÇÃO


1


A eletricidadeque há menos de um século era uma força misteriosa e assustadora se converteu com o avanço científico, em mais um importante instrumento de desenvolvimento tecnológico.

Tornou-se indubitavelmente um fator importantíssimo na vida social e econômica do mundo. O uso que dela faz o homem, distingue(guir) o século atual de todas as épocas anteriores de sua existência na Terra.

O avanço da ciência,como da tecnologia está intimamente ligado ao uso da eletricidade nos mais variados ramos dos seus campos.

A indústria automobilística, por exemplo, usa nos seus veículos um grande número de componentes elétricos ou acessórios, os quais sofrem continuamente modificações e aperfeiçoamentos.

É, portanto de suma importância para o técnico mecânico e eletricista estar a par destas recentestransformações; estar sempre se atualizando e que conheça esses componentes, circuitos e seus princípios de funcionamento.

Com a eletrônica embarcada existentes nos veículos atuais, em componentes desde motor até acessórios mais supérfluos, o mecânico deixa de ser uma pessoa que deva ter conhecimentos apenas do ramo mecânico, passando a ter a necessidade de conhecimentos em eletro-eletrônica, com ointuito de poder compreender o funcionamento de sistemas modernos, bem como poder executar reparos.










SUMÁRIO

1 – INTRODUÇÃO AO MOTOR DE COMBUSTÃO INTERNA. 7
9.2-BOMBA D’ AGUA. 66
A tendência natural de circulação da água, chamada de efeito termo-sifão, ocorre naturalmente. Quando ela é aquecida, fica mais leve e por si só procura o ponto mais alto do motor subindo dobloco para o cabeçote e em seguida, para o radiador por intermédio da mangueira. 66






1 – INTRODUÇÃO AO MOTOR DE COMBUSTÃO INTERNA.

O motor de combustão interna é um conjunto de componentes que se combinam entre si, com a finalidade de transformar a energia calorífica da combustão da mistura de ar e combustível, em energia mecânica capaz de efetuar trabalho.
O combustível misturado...
tracking img