Motores a diesel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1280 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1 - INTRODUÇÃO
Os motores Diesel são um tipo especial de motores de combustão interna cuja principal característica, que os faz diferir dos motores de ciclo Otto, é a maneira com a qual ocorre a ignição do combustível. Neste motor, durante a etapa de compressão do ar no cilindro, a temperatura do ar aumenta de forma que, quando o combustível na forma pulverizada entra em contato com o ar quente,este combustível sofre ignição, sem a necessidade de centelha primária.
Por essa razão os motores Diesel são também chamados de motores à compressão. Os motores do ciclo Diesel apresentam maior eficiência térmica, uma vez que a sua taxa de compressão é mais elevada. Essa taxa de compressão é definida como a relação entre o volume total do cilindro, ao iniciar-se a compressão, e o volume no fimda compressão.
Naturalmente, existem desvantagens dos motores Diesel quando comparados com os motores Otto. Para uma mesma potência o motor Diesel é mais pesado do que os motores do ciclo Otto e apresentam o inconveniente de apresentarem mais vibração de sua estrutura. Isso é decorrente da necessidade do motor Diesel ter estrutura mais reforçada do que os motores Otto. Outro ponto de desvantagemé relativo à questão financeira. O custo de investimento inicial dos motores Diesel é consideravelmente maior comparativamente aos motores do ciclo Otto.
Com relação às perspectivas tecnológicas para a evolução dos motores Diesel algumas diretrizes devem ser levadas em conta. Considerando a preocupação ambiental quanto a poluição atmosférica o controle da poluição passou a ser um requisito deprojeto para novos motores. Ademais, o alto custo de combustível exige para novos projetos a redução do consumo de combustível do motor. Outras diretrizes a serem consideradas na evolução dos motores são o baixo custo de manutenção, o gerenciamento eletrônico de sistemas do motor, a utilização de materiais resistentes a altas temperaturas e a redução de vibração.

2 – COMPONENTES
Cada motorDiesel tem apenas poucas partes principais operantes no que se refere à transformação da energia química em mecânica por meio da combustão. As partes auxiliares são necessárias para manter juntas as partes internas operantes e para garantir o bom desempenho das funções delas. As principais partes internas são:
2.1 - Cilindro
É o local onde o combustível é queimado e a potência é desenvolvida. Ointerior do cilindro é formado por uma camisa que pode ser tanto seca quanto molhada. Nesta, a refrigeração é feita por meio da circulação de água em sua volta. Sua substituição geralmente é mais fácil em caso de desgaste.
2.2 – Cabeçote do Cilindro
É a parte que encerra uma das bases do cilindro e usualmente contém as válvulas de admissão e exaustão de gases.
2.3 – Pistão
Encerra a outra base daárea de trabalho do cilindro. Ele transmite à árvore de manivelas ou virabrequim a potência desenvolvida pela queima do combustível. Nele existem anéis que tem a finalidade de promover uma selagem hermética entre o pistão e a camisa do cilindro. Tal vedação ocorre nos dois sentidos, tanto a pressão da compressão como a passagem de óleo lubrificante para a câmara de combustão, com a ajuda do própriolubrificante. Tais anéis apresentam materiais e geometrias diferentes uma vez que um deles serve para oferecer maior resistência ao desgaste e ao calor, enquanto outro tem o objetivo de controlar a lubrificação das paredes do cilindro, do êmbolo e dos anéis.
A distância que o pistão percorre entre um terminal do cilindro ao outro, do Ponto Morto Superior (PMS) ao Ponto Morto Inferior (PMI) édenominado de curso do pistão.

2.4 – Biela
É o componente responsável pela transmissão da força do movimento alternativo para o rotativo. Uma das extremidades é ligada ao pino do pistão enquanto a outra tem uma junção com os moentes (casquilhos), que correspondem aos colos móveis da árvore de manivelas.
2.5 – Árvore de Manivelas
Também conhecida como virabrequim ou girabrequim, é o eixo do...
tracking img