Motivacao e psicologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3934 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1.introdução

Desde os tempos remotos a sociedade depara-se com grandes dificuldades em diferenciar três conceitos sociais, os grupos, as organizações e as instituições. Ela tem visto esses três conceitos como um só e com a mesma significação e mesma contextualização, mas com varias pesquisas realizadas constatamos que elas diferem em todos os aspectos mas que se relacionam entre ela. E nesteâmbito que introduzimos ao estudo dos três conceitos para podermos perceber ate que ponto podemos vê-las da mesma forma ou diferentes formas, tentando perceber quis os conceitos de cada e também a relação existente entre eles, tendo em conta os pontos de convergência e de divergência.
1.1.Objectivo geral
 Falar dos grupos, organização e instituição
1.2.Objectivos Específicos
 Identificar oconceito de grupo, organização e instituição
 Descrever as características de cada conceito acima citado
 Identificar as diferencas e relacoes existentes entre os tres conceitos
1.3.Metodologia
A realização do presente trabalho recorreu a consulta literária que debruça-se do tema em questão, para o seu maior apreço o trabalho conta com um serie de citações ao longo do seu desenvolvimento.2.Grupo, Organizacoes e Instituicoes
2.1.Conceito de grupo
Por grupo entende-se o conjunto de pessoas que são reunidas para estudar, trabalhar, jogar, etc. De acordo com vários autores, o conceito de grupo pode ser abordado em termos de percepção, motivação, ou interacção.

Ferreira et al. (1996) definem grupo como um conjunto de pessoas interdependentes que procuram alcançar umobjectivo em comum, e que se vêem a si próprios como fazendo parte de um grupo. Esta definição aponta que um conjunto de pessoas formará um grupo apenas se estas interagem com vista a um objectivo comum e além disso existe a percepção mútua de pertença ao grupo “auto – percepção de identidade do grupo”. Para Marques (1996), uma das definições que acentua este aspecto de interdependência é a de seentender o grupo como certo número de pessoas que se comunicam entre si, com frequência, durante certo tempo e que estejam em número suficientemente pequeno, de modo que cada pessoa possa comunicar-se com todas as outras, não de maneira indirecta mas directamente, face a face. Entretanto, o funcionamento de um grupo pressupõe elementos estruturais e dinâmicos. Os processos de interacção – que seinfluenciam reciprocamente, determinando comportamento do grupo. Os processos do grupo caracterizam a forma como o grupo faz aquilo que se propõe fazer e neles foram incluídos os dois tipos de influência social (informativa ou normativa), a polarização e a coesão (Ferreira et al., 1996). Tendo estas definições, surgem algumas questões relacionadas com as razões que estão na base da formação dosgrupos. Neste contexto, pode-se dizer que os grupos, quer formais quer informais, formam-se por várias razões, a saber:

A satisfação das necessidades

Hogg (1992) considera que certos indivíduos buscam satisfação como membro de um grupo, formam grupo ou entram em grupo já formado, para interagir com outras pessoas que tem valores, interesses, percepções e atitudes comuns. Esta participaçãoresulta num sentimento “de segurança” para os membros. Os indivíduos diante de uma ordem ou exigência do superior procuram aceitá-las e cumpri-las o mais das vezes.

Proximidade e atracção

Para Chiavenato (2004), as pessoas que trabalham muito próximas tem numerosas oportunidades de trocarem ideias, pensamentos e atitudes sobre várias actividades dentro e fora do emprego. Essas trocas resultamfrequentemente em algum tipo de formação grupal. A proximidade faz com que os indivíduos conheçam as características umas dos outros. Entretanto, sabe-se também que a acção interpessoal pode resultar na formação de um grupo. A proximidade e a atracção são duas dimensões importantes da interacção pessoal. Por proximidade queremos dizer a distância física entre os empregados que executam uma...
tracking img