Moteiro lobato

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (583 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
REFLEXÕES PESOAIS E ENCAMINHAMENTOS DIDÁTICOS SOBRE O LIVRO:
“A HISTÓRIA DO MUNDO PARA CRIANÇAS”
Monteiro Lobato

Santo André
2010

1. Reflexões Pessoais

A leitura do livro doMonteiro Lobato – A História o mundo para crianças, é riquíssima e de muita relevância para nós enquanto educadoras.

O livro conta a “história do mundo” transmitida nas escolas de formasistemática e decorativa, com outra ótica, de forma leve e atraente, tanto para as crianças quanto para nós adultos.

È organizado em forma de narração, com diálogos e intervenções entre os famosospersonagens do Sítio do Pica-Pau Amarelo.

A personagem D. Benta conta a história, aos poucos todos os dias aos seus netos que questionam e respondem à questões o tempo todo, porém, existe umapersonagem ( Emilia), que, na visão do autor e das outras personagens, só importuna com questionamentos e comentários “banais”, o que mostra uma situação que acontece até hoje em algumas escolas e nasfamílias no geral. Crianças que perguntam demais, querem saber de todas as coisas, e emitem suas próprias opiniões, nem sempre são bem vistas e bem quistas dentro da sociedade que está inserida.Pois, um indivíduo crítico, ativo e reflexivo, muitas vezes incomoda, pais e professores com suas inquietações e posicionamentos, pois possuem uma anseio demasiado por respostas, o que obriga osadultos em questão, terem sempre respostas, e quando não possuem as mesmas, precisam possuir humildade o suficiente para dizer: “Não sei essa resposta, mais posso pesquisar, para lhe responder umoutro dia”. Humildade essa, que muitos não possuem, pois acreditam serem detentores de todo o conhecimento, por isso o incômodo, diante de tais indivíduos.

Diante dessa leitura, posso afirmarque adquiri conhecimentos, que eram para terem sido adquiridos no meu tempo de Ensino Fundamental, porém pelo fato da metodologia utilizada pela educadora que me transmitiu esse conhecimentos, ser...
tracking img