O metodo mais facil de se obter algo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3716 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
hO Memorial da Resistência de São Paulo é uma instituição dedicada à preservação das memórias da resistência e da repressão políticas através da musealização de parte do edifício que sediou o DEOPS-SP - Departamento Estadual de Ordem Política e Social do Estado de São Paulo, entre os anos de 1940 a 1983.

Seu projeto museológico, inaugurado em 24 de janeiro de 2009, foi realizado com o objetivode ampliar a sua ação preservacionista e seu potencial educativo e cultural por meio da problematização e atualização dos diversos caminhos da memória da resistência e da repressão no Brasil.

O programa museológico está estruturado em procedimentos de pesquisa, salvaguarda (ações de documentação e conservação) e comunicação (exposições e ação educativa e cultural) patrimoniais. A instituiçãoé um espaço voltado à reflexão e que promove ações que possam colaborar na formação de cidadãos conscientes e críticos, sensibilizando para a importância do exercício da cidadania, da valorização da democracia e do respeito aos direitos humanos.

Não existem registros cadastrados.

Endereço Largo General Osório, 66 - Luz
Telefone (11) 3335-4990
Horário de atendimento De 3ª a domingo,das 10h às 17h30
Entrada Franca
Serviços Agendamento de visitas educativas nos telefones (11) 3324-0943 / 0944
Estacionamento Sim (opção sistema 'Sem Parar')
Website http://www.pinacoteca.org.br/pinacoteca/default.aspx?mn=190&c=335&s=0









Projeto leva alunos ao Memorial da Resistência
O projeto “Tempo de Resistência“, realizou em junho uma viagem cultural com destinoa São Paulo. Os estudantes selecionados visitaram o Memorial da Resistência, prédio onde funcionava o antigo DOPS (Departamento de Ordem Pública e Social), um dos símbolos de tortura na época do regime militar entre os anos de 1935 e 1983.

A viagem faz parte do projeto “Tempo de Resistência”, idealizado pelo diretor do Fórum Permanente dos Ex-presos e Perseguidos Políticos de São PauloLeopoldo Paulino, militante da Ação Libertadora Nacional (ALN), no período da ditadura militar no Brasil.

No Memorial da Resistência, os estudantes puderam apreciar as exposições sobre o tema, além de conhecer os setores de pesquisa, a biblioteca e participarem de um debate sobre o período com Ivan Seixas, Maurice Politi e Leopoldo Paulino todos diretores do Fórum Permanente dos Ex-Presos ePerseguidos Políticos de São Paulo.

No acervo do Memorial podem ser vistos depoimentos em vídeo de antigos presos políticos. Áudios com relatos impressionantes dos que foram presos no DOPS, além de que podem ser visitadas algumas celas, reconstituidas nos moldes das originais da ala nas quais ficaram encarcerados presos políticos de diversos períodos e lutas pela liberdade no nosso país, como MoteiroLobato que lutou em defesa do petróleo brasileiro, e personalidades como Anita Malfatti e Oswald de Andrade. No entanto, a notável fama do Prédio do DOPS como "símbolo" da repressão culminou com as milhares de prisões políticas ocorridas no período da ditadura militar, aquele prédio abrigou os gritos sofridos de muitos torturados por lutarem por liberdade e a democracia no nosso país.

Para estaviagem, cerca de 90 alunos de Ribeirão Preto foram selecionados pelo Projeto Tempo de Resistência mais viagens para o Memorial estão programadas para este ano. Esta viagem é um atividade extracurricular que ajuda os jovens a entender melhor a história do Brasil, pois o espaço, modificado com a proposta do Memorial da Resistência, funciona como um centro de referência para as lutas contra astiranias e em defesa da democracia.








Projeto “Conhecendo o DEOPS/SP: História e Memória” leva estudantes para o Memorial da Resistência

O Arquivo Público do Estado de São Paulo, por meio de seu Núcleo de Ação Educativa, faz parceria com o Memorial da Resistência em projeto denominado “Conhecendo o DEOPS/SP: História e Memória”. O objetivo principal desse trabalho conjunto é...
tracking img