Morte e vida de charlie

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3568 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. MEIO AMBIENTE

Meio Ambiente é tudo o que tem a ver com a vida de um ser ou de um grupo de seres vivos. Tudo o que tem a ver com a vida, sua manutenção e reprodução. Nesta definição estão: os elementos físicos (a terra, o ar, a água), o clima, os elementos vivos (as plantas, os animais, os homens), elementos culturais (os hábitos, os costumes, o saber, a história de cada grupo, de cadacomunidade) e a maneira como estes elementos são tratados pela sociedade. Ou seja, como as atividades humanas interferem com estes elementos. Compõem também o meio ambiente as interações destes elementos entre si, e entre eles e as atividades humanas.


1.1. CONCEITOS

1.1.1. Ecologia

É uma ciência que estuda os seres vivos e suas interações com o meio ambiente onde vivem. A ecologia tambémse encarrega de estudar a abundância e distribuição dos seres vivos no planeta Terra. Esta ciência é de extrema importância, pois os resultados de seus estudos fornecem dados que revelam se os animais e os ecossistemas estão em perfeita harmonia. Numa época em que o desmatamento e a extinção de várias espécies estão em andamento, o trabalho dos ecologistas é de extrema importância.
Através dasinformações geradas pelos estudos da ecologia, o homem pode planejar ações que evitem a destruição da natureza, possibilitando um futuro melhor para a humanidade.
Por se tratar de uma ciência ampla, a ecologia apresenta vários ramos de estudo e pesquisa. Os principais são: Autoecologia, Sinecologia (Ecologia Comunitária), Demoecologia (Dinâmica das Populações), Macroecologia, Ecofisiologia(Ecologia Ambiental) e Agroecologia.


1.1.2. Ecossistema

É um sistema ecológico natural, constituído por seres vivos (componentes bióticos) em interação com o ambiente (componente abiótico), onde existe um fluxo de energia que conduz a uma estrutura trófica, uma diversidade biológica e uma ciclagem de matéria, com uma interdependência entre os seus componentes.
Os seres vivos precisam deenergia para sobreviver, e essa energia vem, principalmente, da alimentação. Dessa forma, eles são divididos em autótrofos (produzem o seu próprio alimento) e heterótrofos (não são capazes de produzir o seu próprio alimento).
Existem dois grandes ecossistemas: o terrestre e o aquático. Os principais fatores que os diferem são: o fator limitante do ecossistema terrestre é a água, e o fator limitante doecossistema aquático é a luz; as variações de temperatura são mais intensas no meio terrestre; no meio terrestre, a circulação do ar provoca rápida distribuição e reciclagem dos gases; o meio terrestre possui maior biomassa vegetal.


1.1.3. Cadeias Alimentares

É o caminho seguido pela energia no ecossistema, desde os vegetais fotossintetizantes até os diversos organismos que dele sealimentam. De acordo com as leis da termodinâmica, quanto mais se avança na cadeia alimentar, mais a energia perde a qualidade e torna-se menos aproveitável. Por esse motivo, as cadeias não são muito longas.
Existem dois tipos de cadeia: a cadeia de pastagem (vegetais - herbívoros - carnívoros) e a cadeia de detritos (detritívoros - carnívoros).
A cadeia é, em geral, constituída pelos seguintesníveis tróficos: produtores primários; consumidores de primeira ordem ou herbívoros, que devoram os produtores primários; em seguida vem os consumidores de segunda ordem ou carnívoros de primeira ordem, que se alimentam dos herbívoros; seguem-se os consumidores de terceira ordem, que devoram os consumidores de segunda ordem; e assim por diante.


1.2. BIODIVERSIDADE

A formação da palavrabiodiversidade se dá pela união do radical bio (vida) e da palavra diversidade (variedade), por isso conclui-se que biodiversidade significa ‘variedade de vida’.
A biodiversidade reúne toda a variedade de vida, desde micro-organismos até animais e plantas. É o conjunto de espécies que estabelece uma interrelação na qual cada ser, por mais simples que seja, tem uma função fundamental na composição do...
tracking img