Peixes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (683 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Compreendem cerca de 25.000 espécies, um número maior do que a soma de todas as espécies de vertebrados terrestres conhecidos. São distribuídos nas águas salgadas dos mares, oceanos, e na água docede rios, lagos e açudes. Com o tamanho médio que pode variar de um centímetro até cerca de 18 metros, mais da metade se encontra em água salgada.
Os peixes são o grupo mais antigo de vertebrados,cuja origem especula-se que seja há 500 milhões de anos atrás, eram semelhantes às lampreias atuais. As primeiras formas não tinham mandíbulas, nem barbatanas ou escamas, tinham coluna vertebralcartilaginosa e uma carapaça revestindo seus corpos. A aquisição de mandíbulas foi um passo importante na evolução, pois permitiu ao peixe começar a mastigar e assim, morder alimentos maiores.
Ahistória evolutiva dos peixes caracteriza-se por um sucesso notável, que se traduz na grande diversidade de formas existentes. Com o tempo foi acontecendo uma série de adaptações, que representaram aospeixes maiores condições de sobrevivência ao seu ambiente onde se integram. Muitos poucos são perigosos para o homem , embora a barracuda marinha, os peixes elétricos e a perigosa piranha de certosrios da América do Sul, sejam exceções.

CLASSIFICAÇÃO
Os peixes são classificados em duas grandes classes: a classe dos condrictes (peixes cartilaginosos), e a classe dos osteíctes (peixesósseos); que serão explicadas logo abaixo:

CARTILAGINOSOS - São chamados cartilaginosos pois os seus esqueletos são feitos de cartilagem que é relativamente leve. Os peixes cartilaginosos sãorepresentados pelos tubarões, peixe serra, peixe-martelo, raia-do-mar, Raia de água doce, quimeras. Sendo todos predadores. Habitam principalmente as águas marinhas.
As raias nadam com o movimentoondulatório de suas nadadeiras peitorais e os tubarões nadam principalmente com a ação de sua cauda. Outras características dessa classe são:

• Não possuem opérculo;
• Escama placóide;
• Boca...
tracking img