Morte ao rei- filme

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1303 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ANÁLISE DO FILME “MORTE AO REI” E CONSIDERAÇÕES ACERCA DA POLÍTICA.

O que é política? Em sentido comum, a política é essencialmente a vida política, a luta em torno do poder; é o fenômeno em si mesmo. Política é a arte de governar, é o uso do poder para defender seus direitos de cidadania. A idéia da Política é ter uma forma de organização da sociedade, em seus vários setores evitando que aconvivência dos diferentes se torne um caos. É isso que a torna tão complexa e conseguintemente, interessante. A finalidade da política é que se mantenha a ordem pública, o bem-estar dos cidadãos e que se defenda o território nacional.
Já dizia Aristóteles: “ O homem é um animal político.” Escreveu ainda que : “"É evidente que a cidade faz parte das coisas naturais, e que o homem é por naturezaum animal político. e aquele que por natureza, e não simplesmente por acidente, se encontra fora da cidade ou é um ser degradado ou um ser acima dos homens, segundo Homero (Ilíada, IX, 63) denuncia, tratando-se e alguém: sem linhagem, sem lei, sem lar.Aquele que é naturalmente um marginal ama a guerra, e pode ser comparado a uma peça fora do jogo. Daí a evidência de que o homem é um animal políticomais ainda que as abelhas ou que qualquer outro animal gregário. Como dizemos freqüentemente, a natureza não faz nada em vão; ora, o homem é o único entre os animais a ter linguagem (logos). O simples som é uma indicação do prazer ou da cor, estando, portanto presente em outros animais, pois a natureza destes consiste em sentir o prazer e a dor e em expressá-los. Mas a linguagem tem como objetivoa manifestação do vantajoso e do desvantajoso e, portanto do justo e do injusto. Trata-se de uma característica do homem ser ele o único que tem o senso do bom e do mau, do justo e do injusto, bem como de outras noções deste tipo. “É a associação dos que têm em comum essas noções que constitui a família e Estado.”(Política-Aristóteles).
E desde o início da vida em sociedade, que o homem sempredependeu da política para um bom desenvolvimento social. As primeiras civilizações foram formadas na Mesopotâmia. Onde a política já se fazia presente. Na Mesopotâmia havia um entrelaçãmento entre politica e religião. Os reis exerciam as funções de sumo sacerdote, supremo juiz e comandante militar.  Sua organização política era baseada na centralização do poder. Todos os meios de produção estavamsob o controle do déspota, a personificação do Estado. A ascensão maior da política aconteceu na Grécia.  Vários foram os fatores que deram origem à política. O surgimento da pólis (cidade-estado) foi o elemento norteador para que a política fosse criando suas bases no mundo grego, e assim, nas cidades, nascesse à grande preocupação em como administrar bem a pólis.
Os filósofos gregos viam apolítica como uma ciência superior, determinante de qualquer organização social e que refletia inquestionavelmente sobre a vida dos indivíduos.
Um dos maiores filósofos que chegaram a dissertar sobre política foi Platão. Para Platão, o maior erro na relação homem-política é o fato de todos os homens se acharem aptos a exercê-la. Segundo ele, a política se trata de uma arte muito especial. Eledistingue então três tipos de artes. E exemplifica: a atividade do político, disse ele, assemelha-se à da tecelagem. Nada mais é do que a arte da vestimenta, o que implica na escolha do tecido, das peças que devem ser costuradas à mão, e da armação final, pois seu objetivo maior é dar segurança e abrigo, da mesma forma que um trajo protege das intempéries e assegura os pudores.
Por isso, o políticodeve desenvolver habilidades tais como saber cardar e fiar, porque um dos seus afazeres maiores é conseguir misturar o tecido maior e melhor com o menor e o pior (isto é, encontrar o equilíbrio entre os fortes e poderosos e os mais fracos e indefesos).Já Aristóteles, discípulo de Platão, procurou tratar das coisas reais, dos sistema políticos existentes na sua época.
Atentou por classificá-los,...
tracking img