[3326-16861]Introd a internet 001725 ad 2009 1

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1654 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Atividades de avaliação a distância (AD1)

Disciplina: Introdução à Internet
Curso: Tec Web Dsgn Programação VI
Professor: Prof Horácio Mello
Nome do aluno: FREDERICO BANKS DOS SANTOS ESTEVES
Data: 02/02/2008

Orientações:
▪ Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
▪ Entregue a atividade no prazo estipulado.
▪ Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.▪ Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA)

Leia atentamente os enunciados das questões e responda.

1) É importante que você conheça as tecnologias disponíveis no mercado, tal como foi estudado na livro didático. Para aprofundar esta temática, realize a leitura do texto abaixo e responda as questões que seguem. (peso 4,0 pontos)

Smartphones avançam sobre PDAs
Osbenefícios se refletem em números: o mercado de smartphones cresceu 55% no segundo trimestre de 2006, totalizando 18,9 milhões de aparelhos vendidos no mundo, segundo a Canalys. Em contrapartida, o mercado de handhelds registrou, no primeiro trimestre de 2006, a nona queda consecutiva, segundo a IDC. Com vendas de 1,5 milhão de unidades, o mercado mundial encolheu 22,3% em relação ao mesmo períododo ano anterior.
A consultoria explica: “Mesmo com a incorporação de recursos como Bluetooth, Wi-Fi, memória expansível e GPS integrado, o mercado de haldhelds continua a diminuir. Muitas dessas funções podem ser encontradas nos telefones móveis e a inclusão da telefonia que expande a usabilidade dos telefones móveis para além dos handhelds”.
Os próprios fornecedores que lideram o mercado dePDAs já reconhecem esta tendência e se movimentam no sentido de acompanhá-la. A HP, que até então só trabalhava com handhelds no mercado brasileiro, prepara para este trimestre o lançamento de um smartphone no País. “A convergência é a grande tendência. O que os executivos buscam é um dispositivo móvel conectado”, afirma Ribas.
A Palm, outra fornecedora tradicional no mercado de handhelds, tambémaposta suas fichas no telefone inteligente. “O mercado que está explodindo é o de smartphones. Praticamente 70% das vendas mundiais já vêm desta área”, revela Szapiro, referindo-se aos equipamentos da linha Treo. Os smartphones já tomam 50% da capacidade produtiva da Palm no Brasil. A empresa tem capacidade instalada para produzir 30 mil telefones móveis ao mês em sua fábrica em Hortolândia, SãoPaulo.
Fonte:

a) Realize um paralelo entre o crescimento do mercado de smartphones, apresentado no caso acima, e as oportunidades para a área de Web Designer. Exemplifique a sua resposta com dados de oportunidades profissionais ou outros casos relacionados à necessidade da produção de conteúdo para este tipo de tecnologia. Não esqueça de citar as fontes pesquisadas.
Acredito que anecessidade de comunicação rápida, objetiva e portável é cada vez mais uma poderosa ferramenta de nossa geração e que a demanda dessa tecnologia terá um crescimento exponencial nos próximos anos. Estamos vivendo a “golden age” quando falamos de portáteis smart e agora para acompanhar essa evolução os desenvolvedores estão literalmente “arregaçando suas mangas” para explorar o máximo dessa tecnologia. Nãovai demorar nada para algum fantástico desenvolvedor ter uma idéia revolucionária para smartphones que nós (como usuários ) ficaremos completamente dependentes, tipo youtube,orkut, Skype, gmail , GPS , etc... Na questão de oportunidades as empresas estão cada vez mais explorando a possibilidade de flexibilizar suas aplicações para abranger também o mercado de portáteis mas ainda é escasso a procurapor esse tipo de profissional pesquisando em banco de dados de vagas on-line foram pequenas as vagas direcionadas para desenvolvedor mobile.
Ainda não é uma preocupação generalizada mas algumas empresas já tem seu portal ou site institucional desenvolvidos também para smartphones e até quem sabe em um futuro bem próximo no Brasil também teremos aplicações mais complexas como ERP ou CRM por...
tracking img