Sobre o filme morte ao rei

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1532 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
OVERDOSE COLÉGIO E CURSO

TRABALHO
DE
FILOSOFIA E SOCIOLOGIA

Aluno: Jardel Rocha
Turma: 2º Alfa
Professor: Phillipe

Introdução
O trabalho falará sobre o absolutismo e o liberalismo da Inglaterra (berço do liberalismo) que ocorreu no contexto do filme “Morte ao Rei”, o mesmo foi visto em sala durante as aulas de filosofia e sociologia. A outraparte do trabalho falará sobre o absolutismo e o liberalismo francês, as causas políticas da revolução francesa, as ideias de alguns iluministas e outras coisas.

1ª PARTE
O momento histórico do filme retrata uma Inglaterra em conflito, principalmente entre burguesia e monarquia. No inicio do filme vemos um regime absoluto, conduzido pelo rei o qual foi colocado no poder pelo direitodivino dos Reis, até que os revoltosos conseguiram tirar ele do poder. Os personagens principais Fairfax e Oliver têm a missão de unir e reformar o país que se encontra num caos. No filme “Morte ao Rei” pode-se observar a existência de um regime absolutista (quando o Rei está no comando.) e também de um regime liberal (quando entra em vigor o Parlamento, que antes se apresentava sem poder algum.).O filme apresenta uma grande relação com o pensamento Hobbesiano. No filme a sociedade se encontra no Estado Civil, por ter um contrato firmado com o estado (o rei). E ao fixarem esse contrato eles abriram mão da sua liberdade. E no momento que os súditos percebem que o Estado não lhes garante mais segurança, eles rompem o contrato social deixando de obedecer às ordens do rei e fazem “o que dá nacabeça”, o que os convir.
Logo, uma das causas para a deposição do rei foi que ele não estava indo de acordo com o contrato firmado por ele e o restante da sociedade, o rei não media sua autoridade e tirania. Suas pretensões pagas com o sangue dos servos foi um dos motivos que levaram a reforma, e a burguesia se uniu e liderados por Oliver Cromwell e o Lorde Fairfax foram fazer a reforma,pois há tempos a burguesia estava sendo prejudicada pelo poder do rei que só queria saber do seu benefício deixando a realeza de lado. Como o próprio Hobbes garante: “Hobbes afirma que um soberano absoluto que se origina de um contrato deve racionalmente ser obedecido porque a justiça requer dos homens que cumpram seus contratos, e a única base racional para a desobediência é a de que o soberanotenha falhado em proporcionar a satisfação a que ele foi autorizado.”. Então, como o rei não estava obedecendo ao contrato firmado com o povo, eles poderiam se rebelar de forma legitima.
Com isso, os parlamentares querem acabar com o absolutismo existente na Inglaterra. Os burgueses e os reformadores conseguem sair vitoriosos diante do rei. E agora quem comanda as decisões é o Parlamento, o reipassa a ter seu poder limitado. Vale dizer que a Inglaterra foi o primeiro país a acabar com o Absolutismo convencional.
O pensamento liberal parte de uma concepção individual onde os homens são seres livres e de igual capacidade, porém, no filme, o que acontece quando Cromwell assume o poder, ele implanta outro absolutismo, uma verdadeira ditadura, e se intitula como o “chefe do estado”,Oliver foi muito importante, pois instituiu uma Força Armada e deu força ao mercantilismo inglês. Durante a gestão de Oliver o feudalismo foi deixado de lado e a burguesia passou a dominar tudo. Mas, como no pensamento de Locke só a burguesia possuía (exercia) verdadeira cidadania, o que vale nesse liberalismo é a propriedade privada, que segundo Rousseau é a origem da desigualdade social.
Portanto,pode-se concluir que o filme é rico em detalhes, mostra bem a situação vivida na Inglaterra no período exposto e as revoluções que deram origem ao regime político presente na Inglaterra atual. Além disso, mostra também o período absolutista com o rei Charles I e o período “liberal” com o Oliver Cromwell.
2ª PARTE
A Revolução Francesa teve várias causas políticas, intelectuais, econômicas e...
tracking img