Morfologia vegetal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (529 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistema Radicular das Monocotiledôneas e Eudicotiledôneas





( Sistema Radicular)


Epiderme: Tecido primário de revestimento do vegetal, formada por células vivas dotadas decloroplasto, dispostas sem espaços intracelulares. Dentre suas funções podemos citar: absorção de água das folhas controlando a umidade, a secreção de substâncias nutritivas e secreção, isolar e proteger ostecidos internos das plantas. Pôr estar em contato direto com o ambiente a epiderme apresenta uma série de modificações estruturais, de acordo com os fatores ambientais.

Periderme: É um tecidosecundário protetor, que substitui a epiderme nas raízes e caules, com crescimento secundário contínuo. A substituição, portanto, ocorre quando o órgão já apresenta crescimento em espessura, decorrente daatividade cambial, o que provoca a compressão das camadas periféricas.
Parênquima: Tecido formado por células que não sofrem espessamento secundário de suas paredes possuem, portanto, apenas umadelgada parede celular primária. Apresentam diversidade de formas, tamanho, metabolismo e funções, são consideradas as células procarióticas mais antigas, ou seja, as que primeiro surgiram no decorrer daevolução.

Parênquima paliçádico: Sua função esta relacionada com a fotossíntese e o controle da transpiração, além de filtrarem a luz solar. Suas células possuem formatos alongados e são dotadasde cloroplastos. Quase não há espaços intercelulares, ou seja, eles são meatos.

Parênquima lacunoso: Sua principal função é fotossínteses. Suas células possuem paredes delgadas e formatosesféricos, permitindo que haja um grande espaço intercelular entre elas. Nos espaços intercelulares há circulação de líquidos, minerais carregados pelo xilema, carboidratos produzidos pelo Parênquimapaliçádico, e gases tanto produzidos pelos tecidos adjacentes, como os gases absorvidos pelos estômatos.


Colênquima: É um tecido adaptado para a sustentação das regiões jovens do vegetal em intenso...
tracking img